Fetag defende antecipação da compra do tabaco pelas indústrias

Guilherme Siebeneichler
outubro18/ 2020

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) solicitou às indústrias que antecipem as compras dos produtores de tabaco da segunda quinzena de janeiro, como tradicionalmente ocorre, para dezembro. Como justificativa, lembrou que os fumicultores ficaram descapitalizados em razão dos prejuízos sofrido com a estiagem que prejudicou a safra passada e optaram por iniciar o plantio do ciclo 2020/2021 em junho, quando costumavam fazer isso em julho e agosto.

Com isso, a colheita da folha, que tradicionalmente ocorre em novembro, também foi antecipada e já ocorre em muitas lavouras. Segundo o presidente da Fetag/RS, Carlos Joel da Silva, a mudança também ocorreu como tentativa de evitar efeitos do fenômeno La Niña, previsto para os próximos meses.

Outro argumento é evitar que o produtor, por necessidade financeira, venda para atravessadores e ganhe menos do que receberia da indústria. O dirigente disse que representantes das fumageiras devem dar um retorno na próxima semana.

Guilherme Siebeneichler