Festival Vênus Rock pode voltar em 2017

Janine Niedermeyer
dezembro03/ 2016

Os roqueiros e simpatizantes de um dos mais tradicionais festivais do gênero na região dos Vales podem fi car na torcida: Em 2017 o Vênus Rock tem chances de dar as caras outra vez em Venâncio Aires. É o que está tentando a Bola Cultural, produtora do município, que inscreveu a possível 12ª edição do evento no Pró-Cultura RS, com financiamento através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

A tramitação ainda tem um caminho a ser seguido, mas o músico e integrante da Bola, Thomás Lenz informou que o projeto foi inscrito na última quarta-feira, 30 de novembro.

“Agora vamos ver como isso se desenha, se vai ser aprovado junto à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), se passa pelo Conselho Estadual de Cultura, então tem uma série de passos que a gente precisa esperar, mas a gente acredita muito que esse projeto é importante, dentro das três dimensões: simbólica, cidadã e econômica, e que ele vá passar, pra termos um Vênus Rock especial no ano que vem”.

CAPTAR
A proposta é promover o festival ainda no primeiro semestre de 2017, no mês de maio, o que ainda precisará ser confirmado. “Aprovando a LIC temos que ver um período de tramitação, de cerca de 150 dias, pois também temos de captar esse valor”.

Thomás Lenz explica que são aproximadamente R$ 33 mil, mas que não cai direto, sendo necessária a captação junto as empresas, que assim terão renúncia fi scal de ICMS. “Então ela fica meio apertada nas datas, mas vamos ver se a gente já consegue. Vindo a diligência já é um sinal de que os documentos estão ok e vão dar andamento no Sedac e Conselho de Cultura do Estado”.

HISTÓRICO
A programação com bandas independentes do cenário local ocorreu pela última vez em novembro de 2015 e ficou no hiato em 2016. Antes disso, também havia ocorrido em 2012 e parado. No ano passado, o evento rolou com dois palcos paralelos na Sociedade de Leituras com 11 bandas.

Matéria completa na edição impressa ou online do Olá Jornal deste sábado, 3 de dezembro!

Janine Niedermeyer