Festa do servidor gera queda de braço entre Sindicato e Governo

Guilherme Siebeneichler
setembro25/ 2017

O dia que era previsto para ser só de comemoração promete ter queda de braço entre o Governo Municipal e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires. No dia 28 de outubro é comemorado o Dia do Servidor, e dois eventos dividirão as atenções do funcionalismo. Um deles ocorre na sede campestre do sindicato e outro no Parque Municipal do Chimarrão. Mais de 300 prêmios em um e no outro encerramento de gincana e recuperação de carga horária.

Na última semana o poder público local anunciou que o dia 13 de outubro será de ponto facultativo, em virtude do feriado de Nossa Senhora Aparecida (12). Porém, a recuperação das horas ocorrer no fim do mês, durante evento em homenagem ao funcionalismo público, no parque, agendado para o último sábado do mês que vem.

A decisão da recuperação das horas é apontada pela direção do Sindicato como provocação, após confirmação de festa organizada pela entidade de classe. “O prefeito tem tomado decisões sem consultar o nosso sindicato. Mas certamente os funcionários irão registrar o ponto e comemorar o seu dia no nosso evento,” argumenta o presidente Odenir Guterres de Carvalho.

Para ele, a escolha de compensar as horas dos servidores no dia 28 é uma decisão sem critério levando em consideração o serviço público. “Qual é a prestação de serviço que os servidores darão no sábado, em evento no parque? Quando falam mal dos servidores, deveriam criticar o gestor público que toma decisões como esta,” questiona Carvalho.

PROGRAMAÇÃO
Tradicionalmente a Prefeitura realiza evento comemorativo para marcar o Dia do Servidor, inclusive com apoio do sindicato e Associação dos Servidores Municipais de Venâncio Aires (Asmuva). Desde o dia 02 de maio, por meio de decreto, foi formalizada comissão organizadora para definir a realização de uma gincana com os funcionários públicos e demais festividades. No mesmo documento foi definido que o encerramento das atividades de integração, ocorrem no Parque Municipal do Chimarrão, no dia 28 de outubro.

A comissão organizadora conta com oito integrantes, a maior parte de funcionários concursados. Conforme Débora Trindade, que integra o grupo, o evento no parque foi pensado com antecedência e busca envolver, como forma de integração, os funcionários da Prefeitura. “É uma data especial e também marca o encerramento da primeira Gincana dos servidores. Os eventos no dia 28 são tradicionais e sempre contaram com apoio das entidades representativas.”

Durante o evento no parque será realizada homenagem aos 38 servidores que completam 25 ou 30 anos de serviços prestados na Prefeitura de Venâncio Aires. Quanto a compensação das horas no dia 28 de outubro, o Governo Municipal justifica que a decisão foi tomada a partir de pedido do funcionalismo.

GINCANA
Promovida pela Secretaria Municipal da Administração, iniciada em 08 de maio, a gincana tem por principais objetivos promover a integração e motivação dos servidores, incentivando suas manifestações artísticas e culturais, disseminando o espírito de solidariedade e propiciando o lazer e a prática de atividades desportivas e cognitivas.
Divididas em 12 equipes com representantes de todas as secretarias municipais, as atividades mobilizarão aproximadamente 350 servidores.

A divulgação das tarefas iniciou no dia 31 de maio, durante o Dia do Desafio. Além da doação de sangue, para melhorar o estoque do hemocentro, os integrantes da gincana também realizaram doações de agasalhos e pinhas para a decoração natalina. Outra ação social envolverá o recolhimento de brinquedos e livros para melhorar a estrutura das escolas de educação infantil da rede pública municipal.

Guilherme Siebeneichler