• Hoje é: domingo, outubro 20, 2019

Férias nas Emeis: Venâncio Aires terá programa especial para alunos da rede pública

Olá Jornal
novembro25/ 2017

Com a chegada do novo ano uma preocupação acompanha pais e responsáveis de crianças que estudam nas Escolas de Educação Infantil (EMEIs) da rede municipal: O recesso dos educandários. Pensando nisso, o Governo Municipal programou para este ano um projeto de férias que visa acolher os pequenos alunos os quais os pais não consigam alternativa para os dias de descanso.

Como é tradição na cidade, as EMEIS ficam fechadas na semana entre natal e ano novo e ainda no período de 2 a 31 de janeiro.  O retorno das equipes ocorre no dia 1º de fevereiro e os alunos voltam à escola no dia 2. Porém no próximo ano, a Secretaria de Educação estará disponibilizando um trabalho na EMEI Arco Íris do Bairro Aviação. Na escola de referência, 130 crianças serão atendidas no mesmo período do recesso de janeiro.

O educandário atenderá os alunos de 12 EMEIS em um programa elaborado e organizado durante este ano. O objetivo é oportunizar as famílias, que não conseguem que um familiar tire férias no primeiro mês do ano para ficar com o menor, possam deixar os alunos sob os cuidados da EMEI. No entanto as famílias precisam se comprometer em assegurar o período integral de 30 dias de férias em outro momento, conjuntamente com as férias dos pais e/ou responsáveis.

Para solicitar a participação no Projeto, o responsável precisa se inscrever e assinar o Termo  de Responsabilidade informando o período em que a família irá tirar férias, assegurando assim que a criança goze da convivência familiar, conforme o Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente. A família que não respeitar o período de férias do filho perderá o direito de frequentar o Programa de Férias no mês de janeiro do ano subsequente.  As inscrições ocorrem até o dia 30 deste mês em todas as EMEIS e terão prioridade as mães/ responsáveis que possuem carteira assinada e que não terão direito ao repouso de férias em janeiro.