Fentifumo inicia pauta de negociação do reajuste dos trabalhadores

Olá Jornal
setembro16/ 2019

Na próxima quinta-feira, a Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) reúne-se com Sindicatos que são vinculados à Federação, nos três estados do Sul, para dar início a pauta de reajuste salarial, referente ao acordo coletivo para o ano de 2020. A data-base de reajuste da categoria é 1º de novembro. O encontro ocorre na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Nesta rodada, serão definidas as propostas que serão encaminhadas a JTI e Souza Cruz.

Conforme o presidente da Fentifumo, Gualter Baptista Júnior, a intenção é construir pauta inicial, na qual, ainda não estão definidos percentuais de reajuste, tampouco pedidos de ganhos aos trabalhadores nas indústrias do tabaco. “É a primeira reunião, o primeiro encontro. A partir dele, abriremos as negociações para o reajuste anual da categoria”, aponta.

O presidente da Federação salienta que é necessário dar início a esta negociação, pois o acordo coletivo vigente encerra em 31 de outubro próximo. “Vamos formatar a pauta com as justificativas, acompanhados dos sindicatos que na Região Sul representam os trabalhadores e estão vinculados à Fentifumo. Precisamos recuperar o poder de compra dos trabalhadores, que nos últimos anos vem sendo reduzido”, reforça o presidente.

Segundo o dirigente, outra preocupação da Fentifumo está relacionada com a redução de postos de trabalho, ocorrida nos últimos meses provocada, especialmente, pelo contrabando de cigarros no Brasil. “Entendemos que um colaborador que trabalha motivado é aquele que recebe um salário bom. Por conta disso também estamos unidos nesta causa.”

A reunião entre a Fentifumo e os sindicatos ocorre na próxima quinta-feira, dia 19, em Florianópolis, em Santa Catarina. O próximo encontro, que ocorrerá já com a apresentação das propostas de reajuste está marcado, com as mesmas empresas, para o dia 2 de outubro. Nesta data, também em Florianópolis, ocorre a entrega da pauta para JTI e Souza Cruz.

A partir de novembro serão realizadas as rodadas de negociação com dirigentes das empresas Universal Leaf, e as demais processadoras de tabaco da região. Com a Philip Morris Brasil, as negociações iniciam em janeiro de 2020.

CRÉDITO: AI Fentifumo 

Olá Jornal