Fenachim vai destacar Turismo e Artesanato

Olá Jornal
janeiro08/ 2019

As reuniões para divulgar e preparar a 15ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que ocorre de 1 a 5 e de 9 a 12 de maio de 2019, seguem ocorrendo de forma intensa. Na última  sexta-feira,04, a presidente da Fenachim, Cleiva Giovanaz Heck, esteve reunida no Parque Municipal do Chimarrão com as coordenadoras das comissões de Turismo e Artesanato, Angelica Diefenthäler  que é formada em Gestão de Turismo e coordena o departamento de Turismo do município desde o início da atual administração e com Sônia Lang,  professora, artesã e guia de turismo formada e credenciada pelo Ministério do Turismo. No encontro, foram discutidas ideias para destacar o turismo na programação da Fenachim e a presença dos artesãos participantes do Programa Municipal do Artesanato durante a festa.

Para divulgar o maior evento do município, a intenção é participar, nos dias 9 e 10 de fevereiro, em Venâncio Aires, do 13º VIEST, que reúne diversos guias de turismo do RS num tour de visitação e avaliação aos atrativos locais. “O objetivo é articular novos parceiros, dentre agências e guias de turismo, para  promover e vender os nossos produtos turísticos, dentre eles a Rota do Chimarrão e Fenachim”, esclarece uma das organizadoras, Sônia Lang.

Para maio, o lançamento da edição 2019 do projeto ‘Bergamoteando de Inverno’ vem com novidades. Aproveitando a visibilidade do evento, o Departamento de Turismo contará com um espaço especial para apresentar  a Rota do Chimarrão e os principais projetos e pontos  turísticos do município. Também está confirmado pelo Conselho Municipal de Turismo o lançamento do Plano Municipal de Turismo.

Na área do artesanato, além da presença dos artesãos participantes do Programa Municipal do Artesanato, o lançamento da coleção ‘Venâncio feito a mão’, que integra o projeto  Inspiração e Renda – O artesanato está na Moda, promete surpreender com peças exclusivas criadas pela designer de moda Luana Sehn. O projeto foi contemplado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do RS, sendo um dos selecionados dentre 454 propostas encaminhadas ao edital Pró Cultura RS/FAC  #juntospelaCultura_2.

 

Crédito: Four Comunicação 

Olá Jornal