Fenachim inova e será multieventos em 2021

Olá Jornal
fevereiro02/ 2021

Além da data, a Fenachim 2021 terá como principal inovação tornar-se multieventos. A festa que seria em maio está programada para ocorrer de 02 a 12 de setembro devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e agregará, pela primeira vez, demais programações que tradicionalmente ocorrem neste mês.

De acordo com a presidente da Associação Festa Nacional do Chimarrão (Afenachim), Cleiva Heck, a ideia é incluir na agenda eventos como a Feira do Livro, comemorações da Independência e a Semana Farroupilha. “Queremos somar as programações devido ao mês que já é bem sugestivo para eventos no nosso município”.

Outra novidade será a Fenachim Premiada, com sorteio de prêmios para o público que adquirir passaportes para mais dias de festa. Cleiva explica que o objetivo é proporcionar que as famílias se organizem e possam ir adquirindo os ingressos aos poucos para mais dias.

Também possibilitar que o evento tenha acesso facilitado por meio dos passaportes, evitando a compra de entradas na hora. “Nossa intenção é trabalhar com um evento em formato porteira livre, onde a cobrança de ingresos na hora seja mínima”, explica Cleiva.

A associação já garantiu captação das empresas Alliance One, China Brasil Tabacos e Super Lenz, via projeto da Lei Rouanet com disponibilidade de R$ 780 mil em captação. A rubrica pública de R$ 300 mil também está assegurada.

ENCONTRO
A Afenachim teve nesta segunda-feira, 25, primeiro encontro com o novo prefeito Jarbas da Rosa (PDT). O grupo apresentou o trabalho realizado até aqui e sua proposta de realização da festa ainda em 2021. Diante das dificuldades de calendário em razão da pandemia e entraves econômicos, Rosa não confirma o evento para esse ano, mas concordou com o início dos trabalhos de organização e realização do Concurso de Escolha das Soberanas no mês de maio.

Integrando a programação de aniversário do município, a escolha das soberanas da Fenachim está pré-agendada para sábado, 08 de maio. O regulamento de escolha deve ser debatido, nos próximos dias, com a Secretaria Municipal da Cultura, bem como o formato do evento. “Tudo dependerá da bandeira que Venâncio Aires estará no período. A bandeira amarela nos permite um evento presencial com restrições. Caso contrário, faremos um evento online”, adianta o prefeito.

Para a presidente da Afenachim, o encontro foi muito positivo e essencial para o seguimento dos trabalhos. “Precisamos trabalhar de mãos dados com o poder público, isso é muito importante. Colocamos ao prefeito tudo que viemos trabalhando e nosso desejo de firmar parceria, embora a associação busque se fortalecer, ser autossustentável, independente, para que a realização da festa não dependa sempre da prefeitura”, afirma.

Olá Jornal