Feira voltada às agroindústrias é avaliada para o parque da Expoagro Afubra

Olá Jornal
julho30/ 2022

O parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, poderá ganhar uma nova feira que será realizada no segundo semestre. Tradicionalmente a feira voltada à agricultura familiar ocorre em março. A proposta é realizar evento voltado ao público urbano, para divulgar produtos das agroindústrias e produtos para jardins e hortas domésticas.

Os planos são antecipados pelo coordenador da Expoagro Afubra, e vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marco Dornelles. Segundo o gestor, a proposta busca fomentar as vendas de produtos da agricultura familiar. Entretanto, a realização da feira ainda está em discussão. “É uma proposta que surgiu com foco no segundo semestre, para oportunizar ao público urbano acesso aos produtos da nossa agricultura familiar. Seria um evento de menor porte, frente ao que já é a Expoagro, mas ocorreria também no parque em Rio Pardo. Também pensamos em um fim de semana para este tipo de programação. Tudo ainda são planos, mas discutimos esta proposta com parceiros,” comenta.

Além da venda de produtos das agroindústrias, a proposta é de apresentar itens e equipamentos para jardins e hortas domésticas. “O foco é público urbano, por isso pensamos também em apresentar equipamentos para jardins e hortas. É uma tendência de crescimento a produção de alimentos também nas residências, muito impulsionado com pandemia,” explica Dornelles.

Se confirmada, a proposta é de realização entre os meses de setembro e novembro, durante um fim de semana. Para este ano a edição está descartada, por conta do curto prazo de organização. Entre os objetivos também está a oportunidade de negócios com utilização do pavilhão das agroindústrias, que possui capacidade para mais de 300 expositores no parque em Rincão Del Rey.

A Cooperativa Sicredi do Vale do Rio Pardo também se envolve no projeto, já que neste ano lançou programa voltado ao estímulo de empresas da agricultura familiar, com capacitações e formação, por meio de parceria com o Sebrae.

EXPOAGRO 2023
A realização de uma feira menor busca também suprir a demanda de programação no fim de semana, que foi modificada para a 21ª Expoagro Afubra. Na edição deste ano o sábado foi um diferencial, entretanto, a organização avaliou com expositores e optou em manter o quarto dia, porém durante a semana. Com isso, a próxima edição está marcada para os dias 21, 22, 23 e 24 de março de 2023.

A 20ª Expoagro Afubra contou com um público de 180 mil pessoas. Destas, 18,85% foram de novos visitantes e 83,16% de produtores rurais. A pesquisa realizada com visitantes apontou 45% de público feminino, o que mostra a força das mulheres nos negócios. A edição contou com 475 expositores, destes, 278 empresas, entidades, instituições e órgãos públicos e 197 agroindústrias familiares.

Olá Jornal