Feira do Livro deve repetir formato ao ar livre no parque em 2022

Olá Jornal
novembro06/ 2021

A Feira do Livro do próximo ano deve repetir o formato ao ar livre adotado pela primeira vez neste ano. Devido aos protocolos da Covid-19 e à reforma do ginásio de exposições, o evento foi realizado na área de entrada do Parque do Chimarrão, utilizando a estrutura do local.

As casinhas de alvenaria, tradicionalmente destinadas aos pontos de alimentação em outros eventos, foram o espaço das livrarias. O Morada Velha recebeu o palco principal onde ocorreram as apresentações artístico culturais. Em frente ao Morada ficaram os espaços para realizadores e apoiadores. Já o ginásio Poliesportivo foi palco para a abertura da Feira com bate-papo do patrono Bráulio Bessa.

De acordo com a gerente do Sesc, Diane Lacerda Araújo, o formato ao ar livre deve se manter mas com algumas modificações. “Eu acredito que venha para ficar com algumas modificações. Nessa feira a gente colocou o palco no Morada porque é uma feira de retomada, de um porte um pouquinho menor então nas próximas, se Deus quiser e as coisas estiverem mais flexíveis, a gente pode voltar pelo menos a atração cultural para dentro do ginásio de exposições que possibilita uma segurança maior, um espaço mais amplo para que a gente possa fazer tudo no mesmo local”, avalia.

A 23ª edição também deve ocorrer entre os meses de setembro e outubro. Tradicionalmente, o evento era realizado entre agosto e setembro, o que não deve se repetir. A definição dependerá do calendário de eventos do próximo ano, ainda a ser concluído.

AVALIAÇÃO
Para a gerente do Sesc, um dos pontos altos da edição deste ano foi a maior participação local com espaço para os escritores. Das cinco bancas, três eram de Venâncio sendo duas livrarias e uma dos escritos venâncio-airenses. A intenção é ampliar as atrações do tipo. “Que a gente possibilite cada vez mais encontros como esse com bastante público para que as pessoas possam aproveitar”.

De forma geral, a avaliação é positiva frente aos desafios em realizar um evento desse porte em meio a uma pandemia. “A gente tinha tudo para não fazer, para fazer novamente virtual, mas essa comissão com coragem e vontade de fazer acontecer readaptou, repensou local, mudou estrutura, se reorganizou. A avaliação geral é muito positiva, é um evento de retomada todos nós estamos nos adaptando”, conclui.

Olá Jornal