Feira Do Livro de Venâncio Aires inicia suas programações nesta quinta-feira

Guilherme Siebeneichler
agosto29/ 2018

A 19ª edição da Feira Municipal do Livro que tem como tema “Ler para Transcender” inicia nesta quinta-feira, 30, suas programações. A abertura oficial será realizada às 19h e contará com a presença da patrona Cíntia Moscovich.
Nesta edição, o evento literário terá dois palcos, onde irá proporcionar para o público diversas atrações culturais e integrações entre escritores e leitores. Além disso, também ocorrerá a Mostra de Trabalhos das Escolas da Rede Municipal.

Realizada pela segunda vez no Ginásio de Exposições no Parque do Chimarrão, a Feira do Livro ocorrerá entre os dias 30 de agosto a 02 de setembro. A programação é organizada pela Prefeitura, com o envolvimento das secretarias da Cultura, Educação, Obras e Comunicação, em parceria com o Sesc.

PATRONA
Escritora e jornalista, Cíntia é mestre em Teoria Literária e ministrante de oficinas literárias. Entre vários prêmios literários conquistados, destaca-se o primeiro lugar no Concurso de Contos Guimarães Rosa, instituído pelo Departamento de Línguas Ibéricas da Radio France Internationale, de Paris, ao qual concorreu com mais de mil e cem outros escritores de língua portuguesa.

Moradora de Porto Alegre a escritora foi patrona da 62ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorreu em 2016 e já publicou diversos livros, os mais recentes são: “Porque sou gorda, mamãe?” (2006), “Mais ou menos normal” (2007) e “Essa coisa brilhante que é a chuva” (2012).

ESCRITORES
Durante o evento literário, nove escritores passarão pela Capital do Chimarrão para realizarem palestras, bate-papos e lançamento de livros.  Além da patrona da 19ª edição da Feira, Cintia Moscovich, serão mediados bate-papos com os escritores Claudia Tajes, Janaina Michalski, Guto Leite, Jonas Piccoli e Dogival Duarte.

Já os escritores Carlos Alberto Köhler, Luciano Iepsen e Adriano Luiz Noronha irão lançar suas obras literárias durante o evento.

MOSTRA
A Mostra de Trabalhos das escolas da rede municipal terá a participação de 60 projetos desenvolvidos por alunos e professores na sala de aula. Nesta 8ª edição, a Mostra terá um pavilhão separado das outras programações da Feira do Livro.

Os trabalhos com maior pontuação, obtidas através da avaliação dos jurados, serão premiados ao final da Mostra. Além destes, também serão escolhidos nove trabalhos das escolas municipais para representar o município na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo, no mês de outubro.

ENCONTRO DAS ARTES
Além do palco localizado no Ginásio de Exposições a Feira do Livro irá contar com outro palco, mas no lado de fora da estrutura. O projeto “Encontro das Artes”, da Bola Produtora aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), irá promover ações culturais de forma gratuita para a população durante a feira.

O evento que acontecerá nos dois últimos dias de feira terá em sua programação, apresentações de grupos musicais, teatro, palestra e bate-papos culturais. Além disso, terá acessibilidade assegurada para pessoas com deficiência (PcD) em toda programação.

Sábado,01
13h30min – Apresentação do Teatro: O vendedor de palavras
15h – Palestra\Show com o educador social Chiquinho Di Vilas
17h – Bate-Papo Cultural
18h – Apresentação da Banda Maquinados
20h30min – Apresentação da Orquestra de Venâncio Aires
Domingo,02
15h – Bate-papo Cultural
17h – Apresentação Tributo a Tim Maia com Tonho Crocco
19h30min – Apresentação com The Beatles no Acordeon

LIVRARIAS
Dez livrarias estarão com seus livros expostos durante toda a programação da Feira do Livro. São elas: Animalia, Livraria Noble Book, Cia do Papel, JLB Livros, Estação Cultura, Livraria Recanto das Letras, Martins Livreiro Editora, Casa Espírita Em Busca da Verdade, Magnos Ciro LTDA, Livraria Kadernu’s.

OLÁ
O Olá Jornal traz para a 19ª Feira do Livro de Venâncio Aires um pouco da vida de Belchior por meio de bate-papo no dia 31 de agosto, às 19h45min com o jornalista Dogival Duarte, que hospedou o cantor em sua casa durante um ano em Santa Cruz do Sul. A convivência será retratada em livro que está sendo escrito pelo jornalista.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira,30
08h – Intervenções culturais
09h – Palestra com a escritora Janaina Michalski
11h as 12h – Contação de histórias
13h – Intervenções culturais
14h30 – Palestra com a escritora Janaina Michalski
16h – Intervenções culturais
19h – Abertura oficial, premiação do concurso literário e “Intervenção artística” com a participação da Patrona – Cíntia Moscovich

Sexta-feira,31
08h – Intervenções culturais
08h30 – Roda de Debates Literária com a Patrona – Cíntia Moscovich
10h – Palestra: Canção e literatura – Guto Leite
11h– Intervenções culturais
Tarde
13h – Intervenções culturais
13h30 – Oficina de Criação Literária com Cíntia Moscovich
14h – Premiação Adiante Professor
15h – Premiação da Mostra Municipal de Trabalhos Escolares
16h– Intervenções culturais
18h30 – Encontro de Corais: Coral Mateando Canções; Grupo de Canto da Maturidade Ativa do Sesc;
19h45 – BELCHIOR PARA SEMPRE
Lançamento do livro do jornalista Dogival Duarte que conviveu com Belchior durante um ano em Santa Cruz do Sul e bate-papo com o autor – realização Olá Jornal

Guilherme Siebeneichler