Feira do Livro amplia espaço para escritores venâncio-airenses

Olá Jornal
setembro18/ 2021

A Feira do Livro de 2021 abre ainda mais espaço para os escritores de Venâncio Aires durante o evento que ocorre nos dia 28, 29 e 30 de outubro, no Parque Municipal do Chimarrão. Com objetivo de potencializar os autores locais, a edição deste ano terá três momentos dedicados a eles, sendo dois bate-papos abertos ao público e um encontro fechado entre os escritores. A programação está sendo organizada pelo escritor e publicitário, Gean Naue, juntamente com a comissão da Feira.

De acordo com o escritor, a ideia é criar momentos para tornar os autores conhecidos do público. “Além disso, eu tento instigar os escritores a irem além do livro, para falar do processo que vem antes e depois da publicação. Falar da formação de leitores, dos desafios editoriais, das angústias e alegrias de escrever, publicar, vender um livro”, afirma.
Este ano a novidade é agregar à conversa pessoas que escrevem diferentes gêneros como romance, contos, poesia, não-ficção, reportagem, literatura infantil. “Para o público entender melhor que dentro da literatura existem vários caminhos. Despertar uma vontade nas pessoas que cogitam escrever, para que se entenda que não existe só o romance ou só a poesia, mas outros gêneros”, explica. Este bate-papo está agendado para o dia 30, às 17h, com transmissão pelas redes sociais.

Já o segundo bate-papo terá como tema específico a poesia. Segundo Gean, o gênero ganha destaque nessa edição que tem como patrono um poeta e por Venâncio possuir, em sua maioria, escritores que escrevem poesia.

ENCONTRO
Outra novidade para esta edição será um encontro fechado para os escritores locais, para que os autores se conheçam entre si. Além disso, há possibilidade de realização de oficinas fechadas. Aqueles que tenham interesse em ministrar uma oficina podem procurar a comissão para que organize a estrutura adequada.

IMPORTÂNCIA
A gerente da unidade do Sesc local, Diane Lacerda Araújo, destaca a importância de ampliar o espaço aos escritores locais. Com aproximadamente 15 autores com obras publicadas nos últimos tempos no município, o grupo vem crescendo e cabe a Feira fomentá-lo ainda mais. “Em muitas cidades este já é um espaço consolidado, mas aqui estamos começando. Além disso, é mais espaço para parte cultural e literária”, afirma.

Com o tema Ler Aproxima, a Feira do Livro de Venâncio volta a ter programação presencial em 2021 e como patrono o poeta, cordelista e declamador cearense, Bráulio Bessa.

As inscrições para o Concurso Literário podem ser feitas até o dia 15 de outubro, nas escolas ou diretamente na Secretaria de Educação. Haverá premiação para três poemas e três desenhos em cada categoria do total de nove, relacionados à obras dos escritores que estarão no evento ou sobre o tema. O concurso é aberto ao público em geral. A premiação ocorrerá durante cerimônia no palco principal da Feira.

Olá Jornal