Feira de Sementes Crioulas é lançada no Espaço Casa da Emater

Janine Niedermeyer
março22/ 2017

O espaço Casa da Emater, na Expoagro Afubra, foi escolhido para receber o lançamento da 8ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares. O evento será realizado nos dias 6, 7 e 8 de outubro, no município de Canguçu, e terá como tema Sementes Crioulas, o Princípio para a Agroecologia. Participaram o presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, e o prefeito de Canguçu, Marcus Vinícius Pegararo, entre outras autoridades.

A feira tem por objetivo promover a informação e a formação de agricultores para questões como a conservação da biodiversidade, sobretudo, a preservação das sementes crioulas e a sustentabilidade na agricultura familiar. Segundo o prefeito Pegararo, este é o maior evento que destaca a agricultura familiar e preserva riquezas genéticas fundamentais para o setor.

Da programação do evento consta exposição de sementes crioulas e de inventos dos agricultores, farmácia caseira, artesanato, agroindústria familiar, produtos da pesca artesanal, oficinas temáticas centradas na sustentabilidade e agroecologia, seminário sobre sementes crioulas, feira de trocas, feira de livros, teatro, música, dança e celebrações ecumênicas, bem como o resgate de inúmeras delas que caíram no esquecimento.

Para o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, a preservação de sementes crioula garante a qualidade da alimentação dos agricultores familiares. “Temos, também, que ter renda para que os filhos de produtores permaneçam nas propriedades, além de buscarmos novos mercados para esses produtos, que tem qualidade”, destacou Kuhn.

Na última edição da Feira – em 2013 – aproximadamente 3,6 mil kg de sementes crioulas foram comercializadas diretamente pelo sistema de troca-troca entre os agricultores e 30 mil kg de sementes crioulas através da Cooperativa União para a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município de Canguçu, beneficiando mais de 13 mil famílias.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expoagro – Jornalista Raquel Aguiar.

Janine Niedermeyer