Federação divulga detalhes da 2ª Copa RS de Futebol Americano

Janine Niedermeyer
maio29/ 2017

A disputa da Copa RS de Futebol Americano virá com novidades em 2017. Nesta 2ª edição a Federação Gaúcha da modalidade abriu a disputa para cinco diferentes categorias. Enquanto a 1ª Copa RS teve quatro equipes no sistema Full Pads masculino adulto, desta vez haverá disputas em mais quatro categorias.

Foram acrescentadas as modalidades No Pads (sem equipamentos) masculino adulto; Full Pads masculino sub-19; Flag feminino e masculino 5×5 adulto. As disputas ocorrerão entre os meses de setembro e dezembro, sendo que as equipes poderão se inscrever nas categorias a partir da quinta-feira, 1º de junho até a data limite de 31 de julho.

O Bulldogs F. A. de Venâncio Aires que participou da 1ª edição no ano passado voltará a integrar a competição no Full Pads masculino adulto. Segundo o head coach Miguel Greiner, o time analise a possibilidade de participar também na categoria Flag feminino 5×5 adulto. As chaves e formas de disputa de cada categoria serão definidas ao fim do período de inscrição.

Na página oficial da Federação Gaúcha no Facebook foi fornecido o edital oficial da competição, com mais detalhes sobre os regramentos para participação. Em 2016 o Santa Maria Soldiers foi o campeão da Copa RS, mesmo participando com uma equipe de base.

Playoffs no Gauchão de F. A.

No fim de semana ocorreram também as últimas partidas da fase classificatória do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. Três jogos foram realizados. No grupo A, Porto Alegre Bulls e São Leopoldo Mustangs se despediram do estadual, com vitória do Bulls por 27×06.

Na chave B, Restinga Redskulls e Porto Alegre Pumpkins disputaram a última vaga em confronto direto, levando a melhor o Pumpkins com vitória por 09×02 na casa do adversário. Cumprindo tabela, o Juventude F. A. foi à Carlos Barbosa enfrentar o Ximangos e venceu a quinta partida em cinco jogos, por 84×00.

Com a temporada regular encerrada, já no próximo fim de semana iniciam os playoffs. Pelo wilcard, o Santa Cruz Chacais vai enfrentar em casa o Bento Gonçalves Snakes no sábado, 3, a partir das 14h no estádio dos Plátanos.

No outro confronto, marcado para domingo, 4, o Porto Alegre Pumpkins receberá em casa o Ijuí Drones no Complexo Esportivo da PUC RS, a partir das 14h. Quem vencer nestes dois duelos, se garantem nas semifinais do Gauchão, onde já estão no aguardo Santa Maria Soldiers e Juventude F. A.

Foto: Maicon Nieland/ Arquivo Olá

Janine Niedermeyer