Fecomércio-RS realiza reunião de trabalho no Sindilojas Vale do Rio Pardo

Olá Jornal
janeiro24/ 2022

Na manhã de desta segunda-feira, 24, foi realizada uma reunião de trabalho da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) na sede do Sindilojas Vale do Rio Pardo. Na ocasião foram discutidos assuntos relacionados ao Sistema Fecomércio, as parcerias dos sindicatos com o Sesc e Senac e temas referentes ao comércio e à economia gaúcha.

O encontro contou com a presença do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, da assessora da presidência, Lauren Fernandes, do diretor Regional Sesc/Senac, José Paulo da Rosa, do presidente do Sindilojas, Mauro Spode, e do vice, Moacyr Rocha, do diretor Financeiro, Gerson Haag, da assessora Jurídica e gestora do sindicato, Adriane Borba Karsburg, das gerentes do Sesc Santa Cruz, Roberta Pereira, e do Sesc Venâncio Aires, Diane Araújo, e da diretora do Senac Lajeado, Etiene Azambuja, além da colaboradora Gicele de Arruda.

O presidente Luiz Carlos Bohn coordenou a reunião destacando que esses encontros estão sendo realizados em todas as regiões do Estado e que a ideia é ouvir os sindicatos. Ele lembrou que a Reforma Trabalhista extinguiu a Contribuição Sindical, diminuindo assim as receitas e que é necessário pensar em alternativas para os sindicatos. “A Federação tem lançado soluções como a Certificação Digital, a cobrança de guias, entre outras ações para melhorar a arrecadação das entidades”, explicou.

Bohn ressalta ainda que os presidentes dos sindicatos como o Sindilojas representam a Fecomércio junto ao Sesc, ao Senac e aos veículos de comunicação quando necessário. “Os sindicatos precisam ter esse apoio para também ter força de representatividade junto aos parlamentares da sua região”. Ele revelou ainda que já existe um espaço na Fecomércio que vai oportunizar a inovação. “O LabFecomércio será uma incubadora, uma ferramenta que vai dar vez a jovens empreendedores para inovar”.

Nesse sentido, o presidente do Sindilojas, Mauro Spode, comentou que no final do ano passado o sindicato criou o Núcleo de Inovação sob coordenação do vice-presidente Moacyr da Rocha. “Nosso objetivo é mobilizar o empresariado para inovar no comércio, se não mudar o hábito e o pensamento não modifica nada”, argumentou Rocha. Spode ressaltou que estão sendo convidados associados e não sócios do sindicato para participar.

Desde 2020 à frente de Sesc e Senac, o diretor Regional José Paulo da Rosa, detalhou o TriJuntos, que desde o ano passado incentiva a integração entre Fecomércio, Sesc e Senac e que, no interior do Estado, inclui os sindicatos empresariais nessa ação sistêmica. “A ideia é aproximar ainda mais o Sistema dos empresários e acreditamos que esse é o momento apropriado, que a economia vai alavancar e o mercado vai precisar de pessoas qualificadas”. José Paulo reforçou que o Sesc disponibiliza Ensino Infantil e Fundamental, enquanto que o Senac conta com o Ensino Médio e a Graduação, além dos cursos técnicos. “A criança pode entrar com três anos no Sesquinho e seguir até graduação e pós-graduação”,

Sobre o TriJuntos, as representantes do Sesc e do Senac na região destacaram que o Sindilojas é parceiro em todas as ações realizadas pelas entidades. “O evento Feira do Livro, por exemplo, sempre tem a assinatura do Sindilojas na região”, comentou Roberta. O sindicato também é parceiro em iniciativas junto ao Senac. “Sejam nos cursos ou na Escola da Gastronomia Alemã na Oktoberfest, procuramos sempre estar presentes”, complementou Spode.

CRÉDITO: Four Comunicação

FOTO: Sandra Viana

Olá Jornal