Famílias carentes e entidades recebem alimentos

Olá Jornal
julho07/ 2018

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) repassou produtos da agricultura familiar de Venâncio Aires a 150 famílias carentes e 10 entidades assistenciais. A primeira entrega do ano ocorreu na terça-feira, 03, na sede da Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), no prédio da antiga escola Alfredo Scherer, Acesso Leopoldina.
Foram entregues cerca de 200 quilos de alimentos fornecidos por 20 produtores. Entre os itens estão batata-doce, aipim, frutas, hortigranjeiros e produtos das agroindústrias como pães, massa e schmier. As entidades atendidas são a Casa de Passagem, Centro Social Raio de Luz, Apae, ONG Paresp, Azilo Lar Novo Horizonte, Caic, Hospital São Sebastião Mártir, Banco de Alimentos, João XIII e Casa de Passagem.

OPORTUNIDADE
Criado pelo Governo Federal em 2003, o PAA tem como objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.
A secretária-executiva da Cooprova, Carine Larzen, considera o programa uma oportunidade para os produtores familiares comercializarem sua produção. ‘Além disso é um trabalho social. Ficamos felizes de poder alimentar pessoas que tanto precisam’. As famílias recebem visita da Secretaria de Desenvolvimento Social que comprova a necessidade.
A compra dos produtos é direto com o produtor, no entanto a cooperativa auxilia na logística. Neste ano, os produtores de Venâncio Aires passaram a vender sua produção também para Lajeado e a partir de agosto para Estrela e Canoas. Serão R$ 30 mil ao ano a mais na economia agrícola do município.

Olá Jornal