Família, Comunidade e Educação é o tema da 36ª Oktoberfest

Olá Jornal
outubro21/ 2019

A 35ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul ainda nem tinha terminado e a próxima edição já está com o tema e data definidos. Família, Comunidade e Educação será a temática que vai nortear a edição de 2020 da maior festa alemã do Rio Grande do Sul, que ocorrerá de 7 a 18 de outubro. A informação foi divulgada na noite deste domingo, 20 de outubro, no Pavilhão Central, durante cerimônia de encerramento do evento de 2019.

Conforme os pesquisadores da temática, os professores Nestor Raschen e Mártin Brackmann Goldmeyer, a importância do convívio familiar, o espírito comunitário e a criação de escolas são alguns dos valores que os imigrantes alemães trouxeram em 1849 para recém-criada Colônia de Santa Cruz. “Na 36ª Oktoberfest, queremos celebrar a história e o valor da família, a vida comunitária e a relevância da educação na constituição do que somos hoje, como povo desta abençoada terra de Santa Cruz”, destacam eles.

A pesquisa evidencia que o convívio familiar era conduzido com respeito e disciplina, em que cada integrante sabia do seu papel e de suas responsabilidades. Já a vida comunitária era intensa. Os imigrantes criaram comunidades religiosas, construíram igrejas, fundaram sociedades de canto, bolão, tiro ao alvo, entre outros. “Eles sabiam que nestes espaços estavam preservando os valores culturais e morais herdados de seus antepassados”, ressaltam.

As sociedades, algumas delas centenárias, estão ainda em funcionamento e promovem encontros festivos e de integração. Os pesquisadores ainda constataram que os imigrantes fundaram hospitais e escolas, sendo que as casas de saúde estão até hoje prestando relevantes serviços à comunidade, bem como os colégios comunitários centenários marcam presença nos dias atuais. Ao lado deles surgiram as escolas públicas estaduais e municipais que, hoje, compõem o cenário educacional de Santa Cruz do Sul. “É momento de pensar nas contribuições do passado e também do que este passado pode nos inspirar e ensinar nos dias de hoje e para o nosso futuro”.

Encerramento –  Uma solenidade no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest marcou o encerramento a 35ª Oktoberfest. O evento contou com a presença de coordenadores, voluntários e recepcionistas; dos grupos de danças da Ronda Folclórica – Centro Cultural 25 de Julho e Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz – conduzindo as bandeiras dos Estados da Alemanha; dos bonecos símbolo da festa, Fritz, Frida, Max e Milli; e das soberanas da 35ª Oktoberfest, Rainha Ana Paula Bohnen e suas Princesas, Jayne Inês Heck e Graziela Schoeninger. Na ocasião, falaram em nome da organização, o presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Léo Henrique Schwingel, e o presidente da Coordenação Executiva da 35ª Oktoberfest, Ênio Ernesto Wermuth. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Cechinato, falou em nome do Município.

CRÉDITO: Four Comunicação 

Olá Jornal