Falta de leitos para Covid-19 é a principal preocupação com elevação dos casos

Olá Jornal
dezembro12/ 2020

O que mais a região temia lhe sobreveio. A falta de condições de oferecer todos os cuidados necessários a todos os pacientes acometidos pelo novo Coronavírus (Covid-19). Com expressivo aumento no número de casos, as unidades de saúde vêm seus leitos prestes a lotar, principalmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Na última terça-feira, 01, a região contava com apenas dois leitos disponíveis para todo os 13 municípios.

Em Venâncio Aires, a UTI do Hospital São Sebastião Mártir estava com 15 leitos ocupados dos 18 existentes, nesta quinta-feira, 10. Destes, oito estão ocupados por casos de Covid, sendo seis positivos (quatro são de Venâncio). Já o Setor de Isolamento Covid-19 do Hospital tem sete pacientes internados, destes um está confirmado com Covid.

Para a médica infectologista Sandra Knudsen, a situação atual é preocupante em relação à disponibilidade de leitos, não só na cidade, mas em toda a região. “Essa sempre foi nossa grande preocupação: chegar na situação de receber um paciente com Covid e não poder oferecer todas as medidas de cuidado de saúde que podem ser necessárias para o caso”, avalia.

AUMENTO
A especialista atribui o aumento no número de casos a maior circulação, provocada também pelas Eleições além de festas, aliada ao menor cuidado. “As pessoas cansaram da situação e outras banalizam o vírus. Isso resulta numa menor adesão ao uso da máscara, da higienização das mãos e do distanciamento social. E aí o número de casos aumenta”. Ainda não trata-se de uma segunda onda, uma vez que o casos nunca pararam de ocorrer. Ainda na segunda-feira, o município registrou a 30ª vítima da doença.

IMPORTANTE
De acordo com Sandra, o fundamental no momento continua sendo isolar imediatamente os sintomáticos, testá-los para Covid e, se positivo, isolar também seus contatos domiciliares. Seguir com as três orientações básicas de prevenção: uso de máscaras, higienização de mãos e evitar aglomerações e, principalmente, proteger os vulneráveis, aqueles que têm maior risco de evoluir para gravidade da doença.

“É muito importante que as pessoas com Covid fiquem atentas para a evolução do seu caso. É fundamental que sejam acompanhadas por um profissional de saúde, que fornecerá medicações conforme cada caso e, principalmente, ficará atento para a evolução para pneumonia viral que, quando acontece, geralmente é a partir do sétimo dia de sintomas”, recomenta.

Importante também, de acordo com a infectologista, verificar a oxigenação digital nesse período porque, se alterada, pode indicar necessidade de outros exames e tratamento específico para a pneumonia pelo Covid, antes do paciente ter falta de ar.

Aumento de casos no Vale do Rio Pardo, assim como no Rio Grande do Sul, dificulta atendimento adequado a todos os pacientes

Olá Jornal