Extinção da Secretaria Geral de Governo é início da reforma administrativa

Guilherme Siebeneichler
abril22/ 2017

Até o fim do segundo semestre o Governo Municipal quer enviar para a Câmara de Vereadores a proposta de reforma administrativa. A medida faz parta da estratégia de melhoria da gestão pública com a redução de cargos, atualizações de funções e ajustes salariais. A extinção da Secretaria Geral de Governo faz parte das mudanças. A matéria já está no Legislativo e deve ser votada na próxima semana.

Serão 13 secretarias municipais, incluindo a Procuradoria-Geral. A eliminação da pasta faz parte das promessas de campanha do prefeito Giovane Wickert (PSB).  O projeto prevê também a extinção da estrutura da secretaria, que foi criada em 2009 com o objetivo de difundir e manter as relações governamentais do Executivo Municipal.

A proposta faz parte de um conjunto de ações para adequar a máquina pública venâncio-airense. Segundo a secretária de Administração, Loreti Scheibler, a estrutura atual da Prefeitura está desatualizada. “O conjunto administrativo foi criado ainda na década de 1980, de lá pra cá muita coisa mudou, por isso queremos fazer uma ampla adequação de cargos, salários e funções.”

O trabalho é prioridade na Administração Municipal, também para garantir mais eficiência e melhorar a disposição de quadros funcionais, em especial nas secretarias ligadas ao planejamento, fazenda, administração e saúde.
“Algumas secretarias possuem poucos profissionais, outras têm servidores sem necessidade, por isso faremos essa adequação,” argumenta Loreti.

COMISSÃO
Até o mês de junho será formada uma comissão especial, com um representante de cada pasta municipal, para encaminhar o projeto de reforma do Executivo Municipal. O trabalho objetiva analisar cada secretaria e os funcionários, funções e rendimentos. A expectativa é de concluir o projeto ainda no mês de setembro, para leva-lo a análise dos vereadores. Ainda não há previsão de cortes ou economia que poderá ser gerada aos cofres públicos. A análise de impacto financeiro norteará as discussões.

ECONOMIA
Sendo a austeridade a palavra de ordem do prefeito Giovane Wickert, para ele, a reforma é uma forma de garantir dinamismo na gestão pública. “Esse trabalho precisa garantir mais economia ao Município e melhor eficiência nos trabalhos do serviço público.”

Fazenda, Procuradoria-Geral e Administração estão liderando os trabalhos. Memorandos internos já foram encaminhados ao primeiro escalão para indicação de nomes que irão compor a comissão de discussões da proposta. As reuniões semanais do secretariados também têm na pauta pontos para incluir na reforma da máquina pública.

Guilherme Siebeneichler