Extensão de oncolgia em Venâncio é prioridade da saúde municipal

Guilherme Siebeneichler
abril08/ 2017

Um alento neste dia 08 de abril, Dia de Combate ao Câncer é a busca por alternativa de tratamento em saúde. Buscando melhorar e facilitar o tratamento de pacientes com câncer a Prefeitura de Venâncio Aires mantém a luta por uma extensão de Oncologia no Hospital São Sebastião Mártir. Atualmente a referência municipal é o Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul. Diariamente, em média, são transportados 20 pacientes para o tratamento.

A proposta é tratada como prioridade para a área de saúde no município. Conforme o prefeito Giovane Wickert (PSB) um núcleo da referência regional na Capital do Chimarrão é a forma mais viável de garantir o tratamento de forma local. “Essa é uma prioridade para facilitar o pós-tratamento dos venâncio-airenses. Estamos avançando nas conversações e a criação de um núcleo local é a forma mais eficaz de garantir os procedimentos em Venâncio.”

De acordo com o gestor municipal, o município não possui população mínima para receber um Centro de Oncologia por meio do Sistema Único de Saúde. “O Ministério da Saúde exige no mínimo 200 mil habitantes. Já temos referência em Lajeado e Santa Cruz, por isso o caminho é fazer uma extensão local.”

Uma visita técnica entre prefeito, vice, Celso Krämer e secretário municipal de saúde, Ramon Schwengber visitaram a direção do Ana Nery ainda em março. A expectativa é de uma nova reunião até o mês de junho. A direção do HSSM também deve integrar os debates para acertar detalhes, incluindo questões orçamentárias.

Guilherme Siebeneichler