Exposição estadual reúne mais de 700 orquídeas em Mato Leitão

Olá Jornal
dezembro13/ 2021

Mato Leitão realizou no último final de semana, com grande sucesso, a 13ª Exposição Estadual de Orquídeas -Laelia purpurata- com a participação de 96 expositores e 17 diferentes associações. O evento, nos dias 10, 11 e 12, reuniu um total de 707 plantas que ficaram expostas na Seubv.

A movimentação de público foi constante desde o final da tarde da sexta-feira (10), seguindo-se no sábado e domingo, dias 11 e 12. A exposição, com 65 orquídeas premiadas, registrou a presença de diversas excursões vindas de Santa Rosa, Porto Alegre, Montenegro, Ijuí, Ajuricaba, Paraíso do Sul, Agudo, Vera Cruz, entre outras cidades da região e Estado.

Na abertura oficial, o prefeito Carlos Alberto Bohn destacou a retomada de eventos após quase dois anos da pandemia Covid-19. Para o presidente da Federação Gaúcha de Orquidófilos (FGO), Carlos Roberto Griebeler, a exposição de Mato Leitão é exemplo e referência no Estado. “É preciso destacar também o apoio da Prefeitura, essencial para bom desenvolvimento da exposição. Muitas vezes não conseguimos essa parceria em outros lugares. Nos (orquidófilos) vivemos do contato com as pessoas e os últimos tempos foram muito difíceis”, disse.

Sílvio Jaeger, presidente do Nova, lembrou também da importância dos fundadores da entidade, os pioneiros na arte de cultivar orquídeas. “Hoje, a maioria dos associados do Nova são daqui, de Mato Leitão. A exposição teve novamente muito companheirismo e união de todos na preparação da estrutura. Agradecemos também pela parceria com a Prefeitura e Seubv”, destacou.

A exposição de Mato Leitão foi a quarta no Estado, período pós-pandemia, e a primeira em nível estadual. Antes ocorreram eventos em Santa Cruz do Sul, Gramado e Rolante. Para 2023 está prevista a 2ª Exposição Nacional de Orquídeas e 3ª Festa das Orquídeas.

CRÉDITO: AI Prefeitura de Mato Leitão

Olá Jornal