Expometal volta ao debate na prefeitura para estimular setor industrial

Olá Jornal
maio24/ 2018

A proposta de garantir espaço para a divulgação das empresas do polo metalmecânico e de tecnologia volta a ser discutida. Um dos locais era a Expometal, feira realizada de forma anual para promover este segmento econômico. A retomada, após oito edições, volta a ser discutida no poder público e entre empresários do ramo. O projeto tem sido debatido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nelsoir Battisti (PSD), após encontro do conselhão que pautou o assunto.

Para o poder público, a realização da feira é uma possibilidade, porém, deve ser aprimorada para garantir participação de empresas, eventos e palestras. “Este é um setor com muito potencial, aliada ao da tecnologia. Vamos avaliar formas de viabilizar a feira e garantir a participação dos empresários locais e regionais,” argumenta Battisti.
A Expometal teve a sua última edição em 2011, e foi criada em 2003. Em algumas oportunidades foi realizada junto com a Fenachim. Nos últimos anos houve redução dos negócios e participação dos expositores que ocupavam o ginásio de exposições e a área externa.

Se sair do papel o evento voltado aos negócios do setor industrial deve ocorrer no próximo ano, após discussões com empresários do ramo e dos conselhos municipais. Aliado a isso, a Prefeitura organiza participação na feira Mercopar, em Caxias do Sul. O evento da serra é uma feira de subcontratação e inovação industrial realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), anualmente. A proposta é de aproximar empresas nacionais e internacionais, possibilitando às micro e pequenas empresas participação na cadeia produtiva de grandes grupos empresariais.

ÔNIBUS
Para fomentar a troca de experiências a secretaria prepara ônibus para empresários participarem do evento entre os dias 02 a 04 de outubro. Aliado a isso, a Administração Municipal poderá contar com um espaço na feira para divulgar as potencialidades de Venâncio Aires. Um dos focos será a nova legislação “Venâncio Sem Fronteiras” que possibilita a desoneração tributária para estimular novos negócios na cidade. A proposta ainda está em avaliação no poder público local.

FEIRA
Outra feira que deverá ganhar espaço junto ao Festival do Balonismo é a Feira Comercial. A programação que ocorre no início de setembro deve contar com um espaço para a comercialização de produtos locais.

Olá Jornal