Expoagro Afubra é aberta oficialmente com posições contrárias a reforma da Previdência

Guilherme Siebeneichler
março21/ 2017

A 17ª Expoagro Afubra foi aberta na manhã desta terça-feira, 21, em Rio Pardo, com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, deputados estaduais e federais, além de prefeitos e lideranças regionais. Considerada a maior feira voltada a agricultura familiar, a expectativa da organização é de ultrapassar os 80 mil visitantes até esta quinta-feira, 23. Neste ano, o tema da Expoagro é voltado às florestas, com a proposta de garantir a integração entre a produção agrícola e o reflorestamento.

Durante o ato de abertura, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner, lembrou que o início da feira também marca o aniversário de 62 anos da entidade. “A feira tem a sua importância por apresentar alternativas para os pequenos produtores, com foco na geração de renda. Toda estrutura é pensada para que os agricultores tenham oportunidade de aprendizado, melhorias nas propriedades e fomento da agricultura familiar.”

O deputado federal, Heitor Schuch (PSB), representando a Câmara dos Deputados, destacou a importância da Expoagro também para cobrar mudanças na reforma da previdência. “Acho que exitem coisas mais importantes para Brasília do que estas reformas. Vivemos um período de generalizações, em que ocorrem fraudes por todos os lados, porém, todos vamos pagar a conta, os trabalhadores não podem ser punidos e correr o risco de ficar sem aposentadoria.”

Encerrando o evento de abertura oficial, o vice-governador se manifestou contra a reforma da Previdência, nos moldes atuais. Cairoli comemorou a organização do setor primário e da projeção de safra recorde no Rio Grande do Sul. “Defendo que reformas são necessárias, mas não do jeito que estão propondo, prejudicando mulheres e o trabalhador rural. Deixo com os deputados federais a incumbência de defender os interesses dos gaúchos neste ponto.”

Neste primeiro dia de feira o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), o vice, Celso Krämer (PTB), esteve conhecendo a estrutura do evento. Os gestores agradeceram ao vice-governador, o apoio aos projetos venâncio-airenses que tramitam no Governo Estadual. Os vereadores, Sandra Wagner (PSB), Gilberto Santos (PTB) e Clécio Espíndola (PTB). O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Nelsoir Battisti, também acompanhou a comitiva local.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FEIRA 

Nesta terça-feira, a programação contra com palestras, lançamento de revistas e a apresentação do Programa Gaúcho para a Qualificação e Valorização da Erva-Mate.

Na quarta-feira, 22, ocorre o Dia do Arroz, com ações voltadas ao cultivo, degustação e apresentação de novas formas de cultivo. O dia também será voltado ao Turismo Rural com o 10º Seminário Regional do Turismo, palestra sobre as tendências do agronegócio brasileiro e o 9º Fórum de Diversificação e Atividades Rurais.

O último dia, quinta-feira, 23, será de reuniões, audiência pública sobre o preço pago pela produção de tabaco, reunião da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, e seminário sobre o cultivo da Erva-Mate.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FOTOS: Guilherme Siebeneichler

Guilherme Siebeneichler