Expoagro Afubra promove workshop de aplicativos relacionados à agropecuária

Guilherme Siebeneichler
março20/ 2018

Na tarde desta terça-feira, 20, no auditório do parque de eventos da Expoagro Afubra, foi realizado um workshop sobre aplicativos direcionados para a agropecuária, com grande presença de jovens.  Foram apresentados três aplicativos, além de outras ferramentas que a Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural, EMATER disponibiliza.

De acordo com o coordenador da Expoagro Afubra , Marco Antônio Dorneles, a função de uma feira agropecuária é conectar a tecnologia ao campo. “A informação é necessária, temos que saber lidar e produzir, e a tecnologia facilita este processo”, explica.

Segundo o presidente da EMATER, Clair Kunh, a única forma de manter os jovens na zona rural é levando tecnologia e rentabilidade. “Estamos trabalhando com a  tecnologia para agregar cada vez mais conhecimento e informação, além de incentivar os jovens a permanecerem no campo”, conta.

Os aplicativos visam organizar a produção e na comercialização dos produtos agrícolas, além de trazerem mais agilidade e facilidade para o produtor agrícola.

APLICATIVOS

App Gerenciamento de rebanho leiteiro – RODA DA REPRODUÇÃO / EMBRAPA

App Manejo de pastagens para produção de bovinos – PASTEJANDO / EMBRAPA

App Simulação fenologia do gladíolo – PHENOGLAD MOBILE / UFSM

  • Ferramentas digitais da EMATER:

– Programa de gestão Sustentável da Agricultura Familiar – SDR – RS

– Planilha de dimensionamento para Silos Secadores

– Planilha de dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos

 

Guilherme Siebeneichler