Expoagro Afubra é o encontro entre família e diversificação

Olá Jornal
março31/ 2022

A Expoagro Afubra tem se destacado entre as demais feiras agrícolas por contar com a presença da família. A circulação de crianças acompanhadas de seus pais e avós chamou ainda mais atenção nesta 20ª edição, realizada entre os dias 23 a 26, em Rincão Del Rey, Rio Pardo.

O presidente da Afubra, Benício Werner, destaca a participação dos pequenos desde a idade infantil, passando pela adolescência até a juventude, é uma evidência de que a feira cumpre seu propósito de ser voltada a agricultura familiar. “É sinônimo da feira, agricultura familiar. Na prática o que está acontecendo, vem a família com criança de colo e isso começa a despertar para a própria criança, porque é muito mais observadora do que o adulto, tem informação de tudo que é lado e com a internet fez com que despertasse muito as crianças”.

O envolvimento das escolas, que têm trazido muitas crianças em idade escolar ao parque, também contribui para a formação de novos talentos na pesquisa. A Mostra Científica do Verde é Vida apresenta os melhores projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos nas 13 Regiões de Atuação do projeto no Sul do Brasil. O estímulo inicia na escola, com os trabalhos de estudantes e professores.

Depois da Etapa Escolar ocorre a Etapa Regional, quando os trabalhos científicos são apresentados por meio de cases e os melhores são selecionados para a Expoagro Afubra. “Os alunos despertam para a pesquisa, é cultura que as crianças têm que ter, uma cultura em que as pessoas, e as autoridades principalmente, voltam a dar maior valor para os pesquisadores brasileiros, porque aí nós não dependemos tanto de matéria-prima para insumos agrícolas e você tem muitas outras condições de produção na própria propriedade”, avalia.

DIVERSIFICAÇÃO
Além disso, a diversificação se consolidou como a grande marca da feira pensada para ser a vitrine de produções alternativas ao tabaco. Somado aos estandes, a cada Expoagro ocorre Fórum de Diversificação, que neste ano chegou a 12ª edição. Novas ideias, pesquisas e oportunidades aos produtores rurais são os objetivos do evento promovido pela Afubra e pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede), no dia 23.

“Aqui estão sendo desenvolvidas flores, legumes, frutas, diversas culturas que se a gente cultiva elas e têm a orientação técnica. A Emater é muito boa nisso, é uma instituição que a gente tem uma gratidão muito grande porque estamos trabalhando em parceria. Então tudo o que você olha, você passa aqui você tem condições de ver quais os tipos de diversificação que pode o produtor de tabaco utilizar na sua propriedade”, conclui Werner.

Olá Jornal