Expoagro Afubra é lançada e lideranças políticas reforçam compromisso com a agricultura familiar

Olá Jornal
março01/ 2019

A manhã desta sexta-feira, 1º de março, foi de lançamento da principal feira voltada à agricultura familiar. A 19ª Expoagro Afubra teve a sua contagem regressiva iniciada. Durante ato de lançamento realizado no parque do evento, em Rio Pardo, mais de 400 pessoas acompanharam palestra do Secretário Nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Henrique Schwanke.

Na oportunidade o representante do Governo Federal destacou o papel das pequenas propriedades na produção agrícola do país. Além disso, Schwanke, ex-prefeito de Rio Pardo, também afirmou que o governo terá como linha de atuação a defesa das cadeias produtivas. “O setor do tabaco é organizado e não precisa do governo para se desenvolver, por isso não podemos atrapalhar. Nosso objetivo é de fortalecer segmentos da agricultura familiar e garantir apoio ao setor que possui uma área produtiva importante, emprega mais de 150 mil pessoas e movimenta R$ 6 bilhões em exportações.”

Durante os discursos da cerimônia de lançamento, o deputado Heitor Schuch (PSB), representando a Câmara dos Deputados, aproveitou para questionar a Reforma da Previdência. “Sabemos que esse debate precisa acontecer, mas achar que a Reforma da Previdência vai resolver todos os problemas do país é mentir para nós mesmos. Precisamos fortalecer o campo, que por vezes foi ele quem garantiu o crescimento do país. As políticas públicas precisam contemplar os produtores.”

Já o senador Luiz Carlos Heinze (PP) afirmou que o Brasil está vivendo um novo momento, e que os aspectos ideológicos não serão levados em consideração nas discussões sobre a produção de tabaco. “Não podemos mais prejudicar quem trabalha e gera renda. Vamos rever coisas que estão travando o setor produtiva. Estamos mudando e será para melhor,” ressaltou.

O coordenador da Expoagro Afubra, Marco Dornelles, agradeceu a participação das lideranças e patrocinadores. Lembrou que neste ano o foco da feira será as tecnologias voltadas à gestão. “Esta feira é voltada para a melhoria das pequenas propriedades. É a oportunidade do agricultor conhecer e discutir novas tecnologias e aplicar na sua propriedade.”

O lançamento da feira reuniu autoridades e lideranças de cerca de 180 municípios e também de órgãos e instituições que auxiliam na programação e também na organização das caravanas de produtores que visitam a Expoagro Afubra a cada edição. A feira neste ano ocorre nos dias 26, 27 e 28 de março em Rincão Del Rey, Rio Pardo.

Olá Jornal