Experiência Venâncio: Wickert palestra sobre PPPs em workshop

Olá Jornal
agosto14/ 2019

O Prefeito de Venâncio Aires Giovane Wickert apresentou a experiência do Município em torno da Parceria Público -Privada(PPP) que a Gestão busca fazer em torno da questão da iluminação pública. Venâncio é o primeiro Município do Estado a trabalhar nesta pauta e os estudos e as atuações servem de exemplos para as demais cidades que participaram do evento promovido pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul com apoio do Cisvale e Unisc.

Com o tema: “Workshop PPPs e Concessões – Desafios e Perspectivas’”, o evento ocorreu no Auditório do Memorial da Unisc em Santa Cruz do Sul com as palestras de Airton Roberto Rehbein, auditor do TCE,  que falou sobre atuação do órgão no controle externo das PPPs no estado e ainda de Bruno Vanuzzi, secretário extraordinário de parcerias do Rio Grande do Sul, que falou sobre a PPP como ferramenta do século XXI para a infraestrutura gaúcha’, esclarecendo sobre a visão do Estado no apoio aos municípios.

O workshop teve a participação de gestores municipais, representantes de consórcios públicos, estudantes, professores e pesquisadores da Unisc, executivos de empresas e representantes da sociedade civil.

No Brasil, há atualmente 114 contratos de Parceria Público -Privada (PPP). Menos de 20 são da área da iluminação, a qual Venâncio busca realizar. De acordo com Rehbein, menos de 10% dos pedidos das Administrações Públicas conseguem efetivamente se concretizar. O Rio Grande do Sul não possui nenhuma PPP.

O auditor do TCE parabenizou Wickert pela explanação e defesa desta nova forma de contratação. Ele destacou o domínio do assunto e a dedicação de Venâncio Aires na busca por modernizar a forma de gerir questões como a iluminação pública.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal