Experiência de assessoria de comunicação da prefeitura é destaque na Unicruz

Olá Jornal
junho11/ 2019

Cruz Alta, cidade do noroeste gaúcho, não é muito diferente de Venâncio Aires, cidade que divide os Vales do Rio Pardo e Taquari. O Município de Érico Veríssimo e a Capital do Chimarrão possuem características bem parecidas, como apreciar a bebida típica do estado, cultivar as tradições e ter povo acolhedor e hospitaleiro. Ontem, 10, as cidades se aproximaram ainda mais. A experiência da Prefeitura de Venâncio Aires viajou até a terra dos tropeiros para compartilhar conhecimento.

Na sala 204, do prédio 7 do Campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), a aula de Assessoria de Imprensa da Graduação em Jornalismo foi diferente, os alunos da Professora Margarete Ludwing participaram de uma palestra com a Coordenadora de Comunicação Social, Marketing e Eventos da Prefeitura de Venâncio Aires. A jornalista Adriene Antunes, juntamente com a Design e Social Mídia Luana Xavier, levaram para a sala de aula o dia a dia de uma Assessoria de Poder Público, dividindo com os estudantes as experiências e compartilhando problemas e soluções na prática da atividade que eles estudam em sala de aula.

Nas 3h reservadas para o compartilhamento, os alunos questionaram, dividiram experiências pessoais e já profissionais que possuem nas atividades na Universidade e nos estágios/empregos e ainda avaliaram as atuações Venâncio-airense. Este é o segundo ano em que a Universidade estuda as assessorias públicas e destaca a Capital do Chimarrão. Em 2017, a atuação do departamento foi case da monografia da estudante Gabriela Godoy Joner que defendeu o tema “Tendências da Assessoria de Imprensa no ambiente digital: o case da Prefeitura de Venâncio Aires. Gabriela teve o trabalho aprovado com louvores e nota 10 e o tema de estudo virou artigo que este ano será publicado em um livro da Universidade.

A experiência e o trabalho da Comunicação quebraram barreiras, virou tema de estudo e proporcionou visibilidade ao Município. Para a Coordenadora a experiência de estar em uma sala de aula com estudantes compartilhando o trabalho é gratificante. “A assessoria de imprensa é um dos braços da comunicação que tende a crescer cada vez mais, principalmente no Brasil. O trabalho do assessor contribui com os jornalistas auxiliando no exercício da democracia e mostrando ao cidadão, principalmente na assessoria pública, os fatos e a atuação do Poder Público, preenchendo uma lacuna importante no setor comunicacional”, afirma Adriene que comemora o interesse cada vez maior de jornalistas pelo setor. “Precisamos de profissionais que se interessem pela Assessoria de Imprensa, que entendam do papel fundamental dela na sociedade e que executem as tarefas com profissionalismo e paixão, afinal onde se coloca amor no que se faz o resultado é sempre positivo e gratificante”. 

Setor

A Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura está, no organograma, ligada ao Gabinete do Prefeito. O departamento é responsável por toda a comunicação institucional do Município e atua com quatro profissionais e mais um braço da agência de publicidade licitada, a Engenho de Ideias. Atualmente o setor é coordenado pela Jornalista Adriene Antunes, profissional com mais de 18 anos de mercado. Além dela, integram a equipe o também Jornalista e Fotógrafo Leandro Osório, a comunicadora Luciana Lopes e a Design e Mídia Social Luana Xavier.

O setor possui diversos braços comunicacionais como programas de rádio, colunas em jornais, redes sociais diversas, site e lista de transmissão de whatsapp. Além de realizar eventos próprios do setor como o Roda de Debates (debates com jornalistas renomados que reúnem dezenas de participantes em todas as edições), Prefeitura Mirim (Que movimenta os estudantes do Município em um projeto de cidadania e participação popular), a equipe é co-organizadora de eventos liderados pelas Secretarias.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

 

Olá Jornal