Expectativa pela telefonia 3G até o fim do ano em Venâncio

Janine Niedermeyer
maio30/ 2016

A nova Lei Municipal que trata da instalação de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações está alterando o cenário da telefonia e internet em Venâncio Aires. A flexibilização da lei, que permite redução no tamanho da área destinada para a instalação de torres e antenas na cidade, está atraindo interesse de novos investimentos por parte das operadoras.

Na última semana, representante da Operadora Vivo esteve na Capital do Chimarrão para conhecer detalhes da nova legislação e anunciar que, a partir da Lei, o município entra nos planos de expansão tecnológica da empresa.

A gerente de contas de Governo da Vivo, Chica Brietzke, esteve em audiência com o secretário municipal da Administração, Leandro Pitsch, e os técnicos de Tecnologia da Informação (TI) do Município, Tulio Lopes e Carlos Oliveira. Na oportunidade, a executiva parabenizou o município que, segundo ela, “se abre para o progresso”. Para Brietzke, a legislação de infraestrutura de antenas ainda é entrave em muitas cidades, o que reduz o potencial de expansão tecnológica no Rio Grande do Sul e no Brasil, se comparado com outros países.

Após ofício enviado por representação da empresa OI, a Vivo manifestou-se formalmente através de sua representante sobre a avaliação de investimentos na cidade. Chica Brietzke relata que, no último trimestre de cada ano, a empresa define seu planejamento de expansão para o ano posterior. “Agora Venâncio Aires tem condições de receber esses investimentos. Vamos sugerir a tecnologia 3G, pois nos parece uma demanda já antiga da comunidade”, cita a representante da Vivo.

Os técnicos da Prefeitura destacam que o sistema 2G, que opera no município, já está no seu limite. Além de quedas constantes e falta de qualidade nas ligações e downloads, existe uma sobrecarga no sistema pelo excesso de usuários e acessos na cidade e interior. Eles exemplificam que, por enquanto, a transição do sistema 2G para 3G representará aumento de velocidade de 1km/h para 10 km/h.

O secretário Leandro Pitsch destacou a importância da nova legislação para garantir investimentos das operadoras e, consequentemente, de empresas locais que necessitam de tecnologia de telefonia e internet para sua expansão. “É preciso destacar a sensibilidade dos nossos vereadores e da imprensa local, que entenderam a importância da matéria para habilitar o nosso município para o futuro”, ressaltou.

O secretário e seu grupo de servidores de TI buscam contatos também com outras operadoras de telefonia e internet para divulgar a nova legislação e permitir que Venâncio Aires entre novamente na rota de investimentos dessas companhias. (AI PMVA)

Foto: Daiana Nervo/ AI PMVA

Janine Niedermeyer