Executivo trabalha atração de empregos em longo prazo

Tendo o cenário da atual realidade financeira, que é apontado de dificuldades e déficit orçamentário em Venâncio Aires, é que o Executivo através do prefeito Giovane Wickert mantém a cautela ao projetar ações no sentido de confirmar a instalação de novas empresas no município.

Uma ferramenta direta da Administração no sentido de colaborar na geração de empregos e com o giro da economia, esses investimentos vêm sendo trabalhados ainda em fase embrionária, como definiu o próprio chefe do Executivo. “É nosso primeiro ano e em uma crise financeira isso encolhe os recursos próprios para fazer investimentos em cursos, capacitação e um investimentos mais fortes no setor produtivo, que seriam na indústria, comércio, serviços e agricultura”.

Para Wickert, na atual realidade o desafio é segurar ao máximo a onda de crise e com as ferramentas públicas projetar bem o Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias. “Para termos uma condição um pouco melhor a partir dos novos orçamentos. Também mais cursos profissionalizantes em parceria com nosso Sine para qualificar o trabalhador”.

DISTRITO E CVT
Com menos de 1% do orçamento para Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o prefeito também enfatizou a importância de diminuir a renúncia fiscal, cobrar de quem sonega e ao mesmo tempo não aumentar impostos.
“O que é a nossa ideia? É atrair novos investimentos, relação institucional com novas empresas, busca de apoio institucional dos governos, buscar parceria com universidades, escolas educacionais profissionalizantes e uma correlação de forças com os polos produtivos”.

Nesse sentido, está um dos principais objetivos, o de transformar a área da Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan) em um Centro de Vocação Tecnológica (CVT). “Também buscar ampliar o distrito industrial que temos hoje e consumar a doação do Governo do Estado ao município, da área do presídio e criar um novo distrito industrial lá”, ressalta Wickert.

Aliado a isso está o projeto de incentivo a empreendedores que estão instalados às margens da RSC-287 e 453. “Somos os centros dos vales e precisamos aproveitar melhor essa estrutura. Hoje muitas pessoas param em Venâncio pra se alimentar, abastecer, ir nas ervateiras”.

ATUAL GERAÇÃO
Apesar das dificuldades em atrair novas infraestruturas, o prefeito de Venâncio destacou investimentos que vêm ocorrendo e colocando as pessoas no mercado de trabalho. Citou como exemplos a instalação de uma empresa de eixo de tratores, outra de lençóis térmicos, o início das atividades do Centro de Distribuição da Lojas Becker neste mês de abril, para atender 70 municípios, assim como a expansão de negócios em setores do tabaco e metalmecânico.

Giovane Wickert lamentou o fato de que todos que moram em Venâncio não possam estar trabalhando na cidade, mais em específico aqueles profissionais de menor poder aquisitivo. “Tu pega aquele que vai pra Beira-Rio, pra Minuano e até pra Triunfo no Polo Petroquímico, pra ele é uma tortura ficar 2h a mais no trecho. O trabalhador as vezes fica 12h fora. Sai de casa com o filho dormindo e chega com filho dormindo”.

Pra complementar, o prefeito enfatiza que a discussão das reformas Trabalhista e Previdenciária ocorrem no pior momento. “O Brasil vive uma turbulência, um descrédito da política e a gente está discutindo pautas importantes. A gente tenta fazer toda uma reforma e nunca chega a um consenso e então o remendo muitas vezes fica em um descompasso da realidade e por fim isso não muda muito. Acredito que deveríamos discutir ponto a ponto e ir fazendo alterações”, conclui Wickert.

Guilherme Siebeneichler