Executivo repassa R$ 40 mil para o Consepro para compra de armas para Brigada Militar

Olá Jornal
janeiro07/ 2020

O valor é oriundo de sobras orçamentárias de 2019 do Legislativo. A indicação de que o montante seja utilizado para tal finalidade é do então Presidente da Casa, vereador Eduardo Kappel. Desta forma, nesta segunda-feira, 6, o Executivo realizou o repasse do recurso para o Conselho Pró Segurança Pública de Venâncio Aires (Consepro), que colabora com a Secretaria de Segurança do Estado. A 3ª Cia da Brigada Militar de Venâncio receberá as cerca de 20 armas após a finalização do processo licitatório aberto pelo Governo do Estado para aquisição dos equipamentos. O processo está na fase de recursos.

De acordo com o Prefeito Giovane Wickert, o Executivo busca dar total apoio as entidades de segurança do município e a luta pela segurança é contínua. “Este é um suporte, um paliativo que está sendo feito. Pois transferir recursos diretamente hoje é inviável, então é preciso organizar as parcerias voluntárias, com planos de trabalho, regulamentações, ou seja, a burocracia às vezes dificulta um maior apoio, mas o que está dentro da legalidade e das possibilidades fazemos afim de contemplar toda a comunidade. Não é gasto, é investimento. Defender a segurança, estaremos defendendo a comunidade.”

O Vereador Eduardo Kappel assegurou que a necessidade foi defendida no Legislativo ao longo de 2019. “Passei o ano lutando por essa demanda. E foi viável graças às economias feitas por todos os vereadores e claro ao Executivo que aceitou esta minha indicação e está fazendo o repasse para tal finalidade”. Kappel aproveitou para sugerir a aplicação de R$ 68 mil na troca de um veículo da BM, a partir de economias do Legislativo.

A Capitão da BM, Michele Vargas, destacou que “todas as demandas que têm sido apresentadas pelo segmento da segurança no município, têm sido debatidas em conjunto com o Executivo, Legislativo; o que tem uma grande importância para a comunidade. “Para desenvolvermos precisamos de segurança. As pessoas, empresas precisam de segurança. E aqui encontramos não só segurança, mas também pessoas preocupadas com a segurança. E com a atual crise que assola o Estado, muitas vezes encontramos dificuldades para desenvolver um bom trabalho, e o apoio que recebemos da comunidade e Município é essencial para chegarmos lá.”

Também participou do ato o Secretário Municipal de Segurança Pública, Dário dos Santos Martins, que lembrou que já foi realizada a ordem de serviço para o conserto de câmeras de videomonitoramento. “E possivelmente até o fim de fevereiro, teremos o cercamento eletrônico em tempo real de 123 quilômetros da área central de Venâncio. A partir de então precisaremos mobilizar os servidores na reserva para se inscreverem e atuarem no monitoramento e também na escola cívico-militar, que tem sido buscada sua implantação por este Governo.”

Durante o encontro, o Vice-Prefeito, Celso Krämer, ainda salientou que busca junto ao Vice-Governador e Secretário Estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, o aumento do efetivo da BM no município. E nos próximos dias estará na Capital para reforçar a demanda.

O ato ainda contou com a presença do Presidente do Consepro, Flávio Bienert; a Procuradora Jurídica do Município, Marion Kist; e o servidor da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Elizeu Ferreira.

 

Crédito texto e foto: Vanessa Behling/AI PMVA

Olá Jornal