Executivo garante a moradores o asfaltamento de Linha Sapé

Olá Jornal
novembro05/ 2019

As obras de asfaltamento de quase seis quilômetros de Linha Sapé foram pauta de um encontro entre o Executivo e moradores da localidade no início da semana. A obra orçada em quase R$ 7 milhões iniciou no mês de maio, mas entraves burocráticos e o clima chuvoso têm travado o andamento dos trabalhos na estrada. Por conta disso, representantes da Administração Municipal foram à comunidade na noite de segunda-feira, 04, para sanar dúvidas e garantir a realização da obra.

Os trabalhos são realizados pela empresa Avante, que nos últimos dias tem se debruçado sobre a prestação de contas e entrega de relatórios de atividade ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Desta forma, até a estatal concluir a avaliação destes relatórios a obra acabou sendo paralisada.

“Aportamos quase 50% do valor justamente para atender essa demanda de mais de 60 anos da comunidade. Assumimos este compromisso, pois a obra é de extrema importância nesta via de grande fluxo, que liga Venâncio a parte do interior de Santa Cruz e vários empreendimentos importantes do Município, como frigorífico, olaria”, salientou o Prefeito Giovane Wickert. O Gestor ainda lembrou das dificuldades desde o início do convênio firmado em julho do ano passado. “Fizemos o processo de licitação, não tivemos empresas interessadas pelo valor defasado; depois conseguimos que o Daer reequilibrasse os valores e assim um novo processo licitatório foi aberto no início deste ano. Então, os entraves são muitos e constantes, mas a certeza de que o asfalto vai sair temos.”

Após a aprovação dos relatórios, o Daer também realizará uma avaliação dos trabalhos feitos, como o nivelamento da estrada. Tão logo, os trabalhos serão reiniciados pela Avante. A empresa realizará melhorias na base já existente, que acabou danificada por conta da chuva dos últimos dias; e na sequência começa com os trabalhos da segunda etapa, como a colocação do rachão, depois do asfáltico rústico e, por fim, o acabamento. “Nossa sugestão é de que esta pavimentação seja feita em etapas. Até porque o Daer precisa fazer testes para ver a qualidade do asfalto, pois ele precisa durar por muitos anos”, explicou Wickert.

Além do Prefeito, estiveram presentes o Vice-Prefeito Celso Krämer, a Secretária Municipal de Planejamento e Urbanismo Jalila Böhm Heinemann, a vereadora Sandra Wagner e o engenheiro civil da Prefeitura, Adilson Stertz.

Nesta quarta-feira, 06, engenheiros da Secretaria Municipal de Planejamento estarão na 3ª Superintendência Regional do Daer, em Santa Cruz, para falar sobre o andamento da obra, a análise e medição por parte do Daer.

Olá Jornal