Executivo e entidades debatem situação de famílias refugiadas

Olá Jornal
novembro27/ 2020

A Capital do Chimarrão, símbolo de hospitalidade, reconhecida nacionalmente. Em suas economias há a força e a história de imigrantes de etnias distintas que no passado lavraram e semearam as terras que hoje vivemos com a esperança de um futuro sempre melhor.

Nesta quarta-feira, 25, o Prefeito Giovane Wickert, juntamente com integrantes da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), recebeu a comitiva da Coordenação Geral do Comitê Nacional para os Refugiados (CGConare) para o balanço e fechamento do Projeto de Reassentamento – termo de colaboração SICONV 881024/2018 – entre a Associação Antônio Vieira (ASAV)  e o Ministério da Justiça e Segurança Pública com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), em Venâncio Aires.

Venâncio Aires é pioneiro no Brasil na inserção de refugiados. Em 2011 o Município foi o primeiro a inserir imigrantes palestinos no ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’. Ao longo dos anos imigrantes de outros países também chegaram ao município: Haiti, Senegal, El Salvador, Colômbia e Argentina. Em maior número, desde o ano passado, Venezuelanos; totalizando 215 residentes imigrantes e refugiados.

Na ocasião, além do agradecimento a Gestão Municipal 2017/2020 pela acolhida e parceria com estes órgãos, os representantes federais aproveitaram para buscar referências no Município, sobre a formatação e criação da Divisão de Imigrantes e Refugiados, departamento atuante na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social.

Participaram da reunião a Coordenadora de Políticas de Refúgio, Gabriella Gonçalves, os Oficiais de Elegibilidade, Matheus Ribeiro e Osório Vilela – todos do Governo Federal. Pela Associação Antônio Vieira, que integra o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados no Brasil (SJMR) e do ACNUR, a assessora Gabriela Cortina e a coordenadora, Karin Wapechowski.

Durante a atual Gestão, tendo também como preocupação, as políticas públicas afirmativas e de inclusão para imigrantes e refugiados, novas ações foram criadas para atender melhor todas as famílias. Desta forma, um compromisso foi selado e junto com ele o reconhecimento por parte da Acnur que certificou as profissionais de Assistência Social do CRAS, Daiane Führ, Fabiana Souza e Letícia Wilges, por todo o trabalho prestado, bem como ao Prefeito Giovane Wickert, pela Gestão e olhar humanitário.

Olá Jornal