Executivo chama comunidade para formatar Conselho Municipal do Turismo

Janine Niedermeyer
março03/ 2017

A Prefeitura de Venâncio Aires em conjunto com segmentos ligados ao turismo se reuniu pela primeira vez para dar forma ao Conselho Municipal do setor. O encontro inicial foi realizado na sala de reuniões do prédio do Executivo na noite de quinta-feira, 2. O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Nelsoir Battisti recebeu o grupo ao lado da gestora do Departamento de Turismo, Angélica Diefenthäler e do responsável pela parte operacional, Marco Antônio Rodrigues.

A reunião teve dois momentos, sendo o primeiro de ouvidoria daqueles que compareceram, no sentido de saber daqueles que vivem o turismo no dia a dia, o que Venâncio Aires necessita e quais os caminhos para qualificar a área, em termos de visitação local.

Conforme Nelsoir, que se pronunciou em nome do Executivo, uma das linhas de atuação da nova gestão é fortalecer o turismo de eventos, explorando períodos do ano como Páscoa e Natal, além das marcas do município, como a erva-mate e o chimarrão.

“As pessoas têm que pensar em Venâncio e pensar em turismo”.

Entre os apontamentos feitos pelos participantes do encontro, estiveram a necessidade de fortalecer a divulgação dos pontos turísticos de Venâncio; valorização do interior, tirando o turismo da informalidade; os próprios moradores do município acreditarem que a cidade tem potencial; e ampliar as atratividades pelos roteiros, tanto gastronômicos como visuais.

Conselho

Em um segundo momento, a gestora Angélica expôs a formação que o Executivo pensou para instalar o novo grupo do Conselho Municipal do Turismo. A proposta é de que sejam 12 membros, sendo seis representantes do Poder Público e outros seis da sociedade civil, que englobam segmentos como hoteleiro/gastronômico, agências de viagem, lazer/entretenimento, turismo cultural, turismo em área rural e do setor do comércio local.

No encontro, algumas pessoas já disponibilizaram o nome para fazer parte do conselho e nos próximos dias, o Departamento de Turismo fará contato com todos os presentes, além de outras entidades para formalizar o grupo do Conselho. Angélica afirmou que a opção foi por incentivar essa participação espontânea para desburocratizar o processo de abertura de edital, que demandaria mais tempo para a formação.

Na reunião, representantes dos mais variados setores marcaram presença, como artesanato, do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (NOVA), do Instituto Elo Perdido, da Papa Venturas (que promove eventos esportivos pelo interior), do Clube Ornitológico de Venâncio Aires (na criação de aves exóticas), de comunidades do interior, os secretários da Agricultura, André Kauffmann e do Planejamento, Jalila Böhm Heinemann, do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (NUCVA), Sesc e Doutores P.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer