• Hoje é: domingo, dezembro 17, 2017

Ex-seleção, Zico estuda parceria com a Univates

Olá Jornal
dezembro01/ 2017

Depois de encerrar a carreira dentro das quatro linhas, o ex-camisa 10 da Seleção Brasileira Zico segue atuando no mundo esportivo. Nesta quinta-feira, 30, ele esteve em Lajeado visitando a estrutura da Univates. A vinda foi motivada por uma possível parceria entre o projeto “Zico 10” e a Universidade.

O craque chegou ao campus por volta das 14h e logo se dirigiu ao Complexo Esportivo da Instituição, onde pode conhecer a estrutura da Instituição. “Estou muito feliz de estar conhecendo este local, é espetacular. Me impressiona pelo cuidado e pela forma que este espaço é disponibilizado não só ao alunos, mas a toda comunidade que tem a possibilidade de usufruir disso aqui”, disse Zico

Segundo ele, está sendo discutida a possibilidade de implementação de uma escolinha de futebol na Universidade. A proposta, além da atividade física, irá disponibilizar a crianças carentes o acesso ao ensino de português, matemática, língua e cidadania. “A parceria tem que ser bom para todo mundo, não só para a Zico 10 ou para a Univates, mas também para quem vai participar, que são as crianças e isso é o mais importante. Precisamos fazer coisas boas e ajudar quem realmente está interessado e o futebol é uma modalidade que incentiva bastante isso”, afirmou o craque.

O projeto, se firmado, será pioneiro, visto que esta é a primeira vez que o craque busca parceria com alguma instituição de ensino. “Conforme o pró-reitor administrativo da Univates, Oto Moerschbaecher, existe a possibilidade que as atividades tenham início ainda no ano de 2018. “Se viabilizada esta parceria poderemos disponibilizar para crianças carentes de Lajeado e Região a possibilidade de acessar aulas de futebol com professores habilitados e com uma infraestrutura que não há similar na região e no Estado. Além disto, e principalmente, meninos e meninas pertencentes a classes sociais menos privilegiadas receberão, em turnos contrários, conteúdos de disciplinas que poderão auxiliá-los na sua formação como alunos e cidadãos”, explica Moerschbaecher.

Segundo Zico, o esporte traz motivação, não só no futebol, mas em qualquer modalidade. Para ele, a ligação entre esporte e ensino tem que existir, pois surge como mais uma forma de auxiliar na educação dos brasileiros. “A Univates está de parabéns, que continue assim. Eu gostaria muito de ver uma Univates dessas no Rio de Janeiro, porque seria muito bom para o desenvolvimento do ser humano você chegar em um local como esse e poder se formar como homem”, concluiu o craque.

Craques Solidários

O ex-meio-campista da Seleção Brasileira também é um dos atletas confirmados para a 2º edição do Craques Solidários, que acontece no próximo dia 15 de dezembro, no Estádio da Univates. Além de Zico, cerca de 30 atletas e ex-atletas estarão presentes no evento. Foram anunciados Paulo Nunes, ex-Grêmio; Felipe Gedoz, Atlético Paranaense; Maicon, ex-lateral da Seleção Brasileira e Internazionale de Milão; Jonas Henrique Pessali, ex-jogador do Fluminense e do Lajeadense; Ivo, futebol chinês; Jorjão, Menudo e Everton Giovanella, todos ex-atletas do Lajeadense; Juninho, Vitória da Bahia; Eliomar, ex-Nacional do Uruguai; Adir, ex-goleiro do Náutico; Alemão e João Paulo, do Avaí; e Gabriel Silva, do Grêmio.

Também estão confirmados os árbitros Leandro Vuaden e Márcio Chagas da Silva, que é comentarista, e Margarida – árbitro show. Os ingressos são vendidos, em primeiro lote, ao custo de R$ 25. Podem ser adquiridas na Apae Lajeado, Grupo Independente, Postos Fórmula, Unna Pizza e com os organizadores.

CRÉDITO: AI Univates

FOTO: Artur Dullius