A Evolução do Mercado de Trabalho em Sala de Aula

Olá Jornal
novembro01/ 2019

Quais as profissões mais requisitadas? E as exigências profissionais? O que era necessário constar no currículo? Essas e outras curiosidades sobre o mercado de trabalho no passado foram abordadas e apresentadas pelos alunos da turma de Aprendizagem Comercial em Serviços de Vendas, durante atividade realizada no Senac Santa Cruz do Sul. 

Segundo a docente da turma do Jovem Aprendiz, Karine Baumhardt Garcia, a ideia da atividade surgiu com um questionamento dos alunos: como eram arquivados os documentos no passado? “Comecei a verificar que os alunos não possuíam conhecimentos de como era o mercado de trabalho nas décadas passadas. Com este dado, pensei em uma atividade que fosse atrativa, ou seja, que eles tivessem vontade de pesquisar e ir atrás de informações, para que pudessem entender a trajetória do mercado de trabalho (suas evoluções, criações e desafios). Para entender como chegamos até aqui, é importante olhar para o nosso passado”, explica a professora.

Os estudantes buscaram as informações necessárias com veículos de comunicação, com familiares, em livros e pela internet. No total foram 9 grupos e cada um ficou responsável por uma década. As apresentações iniciaram com os anos 40 e foram até 2020, com uma projeção de como será o futuro próximo. Cada grupo também deveria vir caracterizado conforme a moda da sua época. 

A atividade conseguiu mostrar a avanço dos equipamentos e do modelo de arquivamento de documentos, que foi do papel escrito à mão até a nuvem. Os alunos também conseguiram ter uma análise história do salário mínimo e da economia no Brasil. Ou seja, aprenderam quando começou o crescimento da dívida externa e observaram a evolução da legislação trabalhista. “A dinâmica possibilitou que os alunos entendessem o histórico dos assuntos trabalhados, compreendendo as suas transformações, para que consigam entender como chegamos a este momento”, explica Karine.

Olá Jornal