Eventos marcam os sete anos de novas oportunidades para a juventude do campo 

Olá Jornal
abril18/ 2022

Em meio aos eventos de apresentação das novas turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, o Instituto Crescer Legal celebra sete anos no próximo sábado, 23 de abril. Fundado em 2015, a entidade reúne uma série de iniciativas inovadoras que visam gerar novas oportunidades aos jovens do campo e combater o trabalho infantil. 

Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas no Brasil, o Instituto Crescer Legal já conta com dois reconhecimentos nacionais pela inovação e pioneirismo em oferecer oportunidades para os jovens rurais.  

“O Instituto é fruto de uma longa caminhada do setor do tabaco no combate ao trabalho infantil e da identificação, junto aos produtores, da enorme carência de oportunidades para os adolescentes do meio rural. Quando não nos foi apresentado um caminho, nós o trilhamos. Dar oportunidade aos jovens do campo está mudando vidas. E quem muda uma vida, muda também a sua”, destaca o presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke. 


7 anos de iniciativas e reconhecimentos

2015 – Fundação do Instituto Crescer Legal  

2016 – Início da primeira turma do Programa de Aprendizagem Profissional Rural; 

2017 – Primeira turma do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo

2018 – Lançamento do blog Histórias que já reúne mais de 200 depoimentos de egressos, familiares e parceiros do Instituto;  

2019 – Conquista de Menção Honrosa no Prêmio AJURIS Direitos Humanos e participação no YAMI – Youth Agribusiness Movement International, o 1º congresso para jovens do agronegócio; 

2020 – Primeira turma do Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação e homenagem no 17º Prêmio Innovare, na Categoria Justiça e Cidadania; 

2021 – Conquista do Prêmio Brasil Amigo da Criança com o projeto “Aprendizagem profissional como alternativa no combate ao trabalho infantil no meio rural”; 

2022 – Comemoração dos sete anos do Instituto e consolidação do inovador método de aprendizagem com mais 155 jovens aprendizes rurais beneficiados. Até 2021, 596 jovens foram certificados no curso voltado à gestão rural e ao empreendedorismo. 

Com a validação do Ministério do Trabalho, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já beneficiou, desde 2016, 596 jovens rurais do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil, e é considerado pioneiro por proporcionar uma forma inovadora de aplicação da Lei de Aprendizagem em favor dos jovens do campo.

Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal, recebem salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão e empreendedorismo no contraturno escolar com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto Crescer Legal em suas comunidades – normalmente nas escolas em que estudam ou em sedes cedidas pelas prefeituras parceiras que também auxiliam com a alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes. 

PRÓXIMO EVENTOS – Depois de Canguçu e São Lourenço do Sul, o Instituto Crescer Legal promove eventos nos próximos dias em Passo do Sobrado (19 de abril) e Rio Pardo (20 de abril). No início de maio, os encontros acontecem em Cerro Branco, Paraíso do Sul e Progresso. O momento tem como objetivo promover o encontro entre os jovens aprendizes e seus familiares, a diretoria do Instituto e os parceiros do Programa de Aprendizagem Profissional Rural.  

Data Município (RS) Horário Local 
19 abril Passo do Sobrado 14 horas Rua Gustavo Jorge Dettenborn, 121 – Ginásio junto à Secretaria Municipal de Educação 
20 abril Rio Pardo 14 horas Auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), junto ao parque da Expoagro Afubra, Rincão Del Rey. 
04 maio Cerro Branco 9 horas Escola Municipal Augusto Schulz – Arroio Bonito 
04 maio Paraíso do Sul 14 horas Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodrigues Alves – Rincão da Boa Vista 
05 maio Progresso 14 horas Comunidade São Pedro de Campo Branco 

CRÉDITO: AI Crescer Legal

Olá Jornal