Eventos internacionais de tabaco pautam reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva

Olá Jornal
julho10/ 2021

Os eventos internacionais sobre os dois tratados que envolvem o tabaco serão pauta da próxima reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco. O encontro ocorrerá no dia 12 de agosto, das 9h às 12h, por videoconferência. A 9ª Conferência das Partes (COP9) e da 2ª Reunião das Partes (MOP2), sobre o Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco, estão confirmadas para novembro com realização em formato virtual.

De acordo com o presidente da Câmara Setorial, Romeu Schneider, as programações da Organização Mundial da Saúde (OMS) serão assuntos abordados no segundo encontro do ano. Até o momento, não há nenhuma informação sobre o funcionamento dos eventos. “Não temos absolutamente nada de informação, nem do governo brasileiro nem da OMS sobre como vai funcionar uma vez que a discussão será online”, afirma.

Para Schneider, a principal expectativa é em relação aos desdobramentos da MOP2 que trata do comércio ilícito do tabaco, problema que assombra o setor há anos. “É o que mais atrapalha e prejudica o setor e o Brasil que possui consumo muito grande de cigarros. Desde a ratificação pelo país nada aconteceu para enfrentar o problema”, avalia.

CONTRABANDO
O contrabando de cigarros é um dos principais desafios do mercado brasileiro que ao final de 2019 teve 57% de todos os cigarros vendidos no país com origem ilegal, de acordo com a Pesquisa do Ibope. O cenário mudou em 2020 durante o período de fechamento de fronteiras devido a pandemia, chegando ao patamar de 50% em outubro de 2020, segundo dados da Pesquisa Kantar World Panel.

Para o setor, o incremento de 10,1%, em relação a 2019 demonstrou que a indústria tem a força necessária para recuperar o espaço tomado pelo mercado ilegal no Brasil e que o tema precisa ser enfrentado.

Olá Jornal