Evento dia 08 de março, em Mato Leitão, será marcado pela força da Trabalhadora Rural

Guilherme Siebeneichler
março06/ 2017
​O município de Mato Leitão recebe, nesta quarta-feira, 8, o 22° Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais. A ocasião ocorre em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e tem expectativa de reunir mais de cinco mil pessoas. Organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires em parceria com a Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, o evento também prevê uma mobilização contra as reformas Previdenciária e Trabalhista.
Na oportunidade, a organização programa para a parte da manhã do dia do evento uma abertura oficial com a participação da Primeira Dama de Mato Leitão, Vera Bohn. Além disso, durante o dia haverá diversas atrações e atividades, como Ato Público, Palestra sobre as consequências da reforma Previdenciária, Almoço, Apresentações Culturais, Shows e Feiras de Artesanato Rural, além da tradicional Exposição de Orquídeas.
Membro da Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Venâncio Aires (STR-VA) e uma das organizadoras do evento, Sandra Wagner destaca que o momento é de homenagens e honras às mulheres, mas também será de luta e demonstração da força da mulher, especialmente as rurais. “Além de homenagear as mulheres, queremos lutar com elas.” Para reforçar a importância das manifestações e posicionamentos, a advogada, especialista em Direito Previdenciário, Ana Berwanger, é a convidada para falar sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e sanar as dúvidas dos trabalhadores.
Sandra Wagner salienta ainda que o  no 21° Encontro, realizado em 2016 na cidade de Rio Pardo, as entidades que representam os trabalhadores rurais já haviam organizado um abaixo assinado contra a PEC 287/16, do Governo Federal, que prevê mudanças e graves consequências para a vida e aposentadoria do trabalhador rural. “Já estávamos alertando no ano passado, agora precisamos do apoio de todos os trabalhadores”, frisou.
A reunião do grande grupo de trabalhadoras e trabalhadores ocorrerá próximo a SEUBV e são aguardadas pessoas dos municípios de Cachoeira do Sul, Cerro Branco, General Câmara, Herveiras, Novo Cabrais, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires, Vera Cruz e Candelária. O público presente terá a sua disposição água quente para o chimarrão, uma praça de alimentação e almoço buffet ao valor de R$15. Além disso, haverá um baile com o conjunto Nova Estação, a partir das 14h.
CRÉDITO: Assessoria de Imprensa Sandra Wagner (PSB)
Guilherme Siebeneichler