Evento de aeromodelismo trará cópias fiéis da aviação

Janine Niedermeyer
outubro24/ 2016

No próximo fim de semana, Venâncio Aires será sede da 2ª edição do Encontro de Aeromodelismo. Nos dias 29 e 30, o público poderá conferir voos de cópias fiéis de aviões em tamanhos normais, na pista do Clube Venâncio-airense de Modelismo, na Linha Hansel.

Como já ocorreu em 2015, são esperados aeromodelistas de variadas cidades gaúchas, como Lajeado, Estrela, Caxias do Sul, Porto alegre, Santo Antônio da Patrulha e até mesmo do estado de Santa Catarina.

Os visitantes irão conferir voos acrobáticos, com fumaça, de escala, jatos, helicópteros e drones. Um dos integrantes do clube, Rafael Reck explica que diferentes modelos estarão em exibição, para as pessoas que gostam do hobby e têm interesse pelo assunto.

“No evento todos poderão conferir desde um aeromodelo iniciante até o mais avançado. Os aeromodelos são divididos em classes, como treinador, escala, acrobáticos e os modelos treinadores são as versões mais simples”.

FIDELIDADE
Conforme o profissional, atualmente os modelos escala e acrobáticos já respeitam uma cópia fiel dos originais em tamanho normal. “São nas proporções de 10%, 18%, 27%, 35%, 45% e 50% do tamanho de um avião normal. Os jatos usam turbinas em escala e tem o funcionamento e forma construtiva igual a uma turbina de jato comercial”, frisa Rafael.

Não haverá custos para conferir os voos, apenas a cobrança de R$ 5,00 para quem tiver interesse em acessar as áreas dos boxes. “A pista do clube consiste em uma pista de grama contendo 120 metros de comprimento por 12 metros de largura”.

Para chegar a pista na Linha Hansel é preciso entrar na RSC-287 e no km 86, ao lado do restaurante Cabana 287 ingressar na estrada de chão. Quem tiver dúvidas ou quiser saber mais detalhes pode manter contato pelo telefone 9185-9553 (Vivo), e falar com Valdir.

Foto: CVM/ Divulgação

Janine Niedermeyer