Evento da Unimed VTRP vai abordar mudanças comportamentais na adolescência

Guilherme Siebeneichler
agosto17/ 2017

Jogos virtuais que induzem crianças e adolescentes a desafios perigosos – como o Baleia Azul – ganharam notoriedade nos últimos meses e deixaram muitas famílias preocupadas no mundo inteiro. Mas não é preciso ir longe. No Estado e também na região, casos de jovens que buscaram testar seus limites nas perigosas “brincadeiras” também vieram à tona. O mais recente jogo – que já está fazendo vítimas nos Estados Unidos – é chamado de “Desafio da Água Quente” e incentiva o consumo ou o ato de jogar água fervente em outras pessoas. Para entender estes fenômenos e ajudar pais, professores, educadores e a comunidade regional a lidar e principalmente identificar estas situações, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) promove na próxima quarta-feira, 23 de agosto, a palestra “Sinais de alerta na adolescência: o comportamento como comunicação”.

O evento – que será gratuito e aberto à comunidade – ocorre na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, a partir das 19 horas. A fala será conduzida pela psicóloga Daniela Graef, que abordará situações práticas explicando como perceber as mudanças de comportamento dos adolescentes que, em casos extremos como o Baleia Azul e o Desafio da Água Quente, podem ser perigosas. “São sinais de alerta. E é importante ficarmos atentos à intensidade, frequência e o possível prejuízo que estes comportamentos possam trazer. Se esses indicadores passarem dos limites, é preciso intervir, conversar e agir para ajudar a superar os problemas”, adianta a psicóloga.

Daniela faz parte da equipe do Programa Viver Bem na Escola, iniciativa da Unimed VTRP que promove, desde 2007, atividades pedagógicas com adolescentes e educadores, onde aborda temas como sexualidade, drogadição e relacionamentos.

As vagas são limitadas. As presenças podem ser confirmadas pelo e-mail [email protected] ou telefone (51) 3714-7135, com a área de Gestão de Sustentabilidade da Unimed VTRP.

CRÉDITO: Unimed/VRP

Guilherme Siebeneichler