• Hoje é: segunda-feira, setembro 23, 2019

Etapas das obras do Avançar Cidades são apresentadas para moradores

Olá Jornal
fevereiro18/ 2019

A Secretaria de Planejamento apresentou as etapas previstas nas obras do lote 3 do programa Avançar Cidades. O evento ocorreu na quinta-feira, na Câmara de Vereadores. Pelo menos 45 pessoas, do bairro Aviação e Santa Tecla, áreas contempladas com as obras, participaram da atividade.

De acordo com a Secretária de Planejamento e Urbanismo, Jalila Heinemann, a equipe de engenheiros fez a  apresentação técnica e, na sequência, foi detalhada a metodologia usada para avaliação que irá apontar a valorização do imóvel a partir dos investimentos feitos na via pública.

Segundo a responsável pela pasta, a partir da contribuição de melhoria é possível verificar a valorização do imóvel e obter os coeficientes que indicarão o valor que o morador vai pagar ao final da obra. “No encontro nós abordamos todos os aspectos previstos na norma e abrimos espaço para questionamentos da população. Os participantes foram participativos e se mostraram satisfeitos com os investimentos”, avalia.

Jalila explica que  as ruas previstas no lote três são antigas e a pavimentação do trecho é um desejo dos moradores. “Eles esperam ansiosos por esta melhoria, inclusive tentaram viabilizá-la por meio da pavimentação comunitária, mas não conseguiram a adesão necessária. Agora, felizmente serão contemplados com um dos maiores investimentos em infraestrutura urbana da cidade”, comenta.

A Capital do Chimarrão é a cidade que contará com o maior volume de recursos, com um total de R$ 20 milhões.Com o programa, serão beneficiadas as ruas com maior concentração de residências e com maior movimento.

A expectativa é reduzir 30% o déficit de pavimentação. Além da estrutura viária, o projeto prevê investimentos em drenagem, compactação do solo, canalização e passeio público.

Asfalto para 67 quadras

O projeto completo engloba um total de quatro lotes e prevê pavimentar 67 quadras. “Com esse sistema de divisão em lotes queremos dar maior celeridade ao processo de avaliação e de licitação,além de estimular maior concorrência a partir de um maior número de empresas participarem do certame”, afirma.

Os bairros contemplados com as obras do programa Avançar Cidades são: Santa Tecla, Bela Vista, Aviação, Gressler, Leopoldina, Cidade Alta, Brígida, Cruzeiro, Coronel Brito e Universitário.

A previsão é que todo o processo de melhorias leve cerca de dois anos para conclusão.