Etapa inicial de projeto para construção do Centro de Cultura em andamento

Janine Niedermeyer
dezembro09/ 2016

Já está em elaboração, por parte de Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo, a primeira etapa do processo de construção do Centro Municipal de Cultura. A 1ª fase do processo consiste em inscrever e aprovar projeto de captação de recursos, via Lei Rouanet, para a realização de concurso público, que visa a escolha do anteprojeto da obra, ao custo de R$ 310 mil.

O processo de seleção de propostas arquitetônicas será comandado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e terá abrangência nacional. Pela proposta, o IAB realizará o concurso tendo como base o atendimento ao programa de necessidades do Centro.

O documento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e prevê que a obra contemple área para exposições, auditório e cinema, biblioteca e livraria, café, depósito, salas multiusos, teatro e espaço administrativo para que a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo esteja sediada no local. Na área externa, está previsto acesso com bicicletário, estacionamento de automóveis, palco externo com previsão de formato de concha acústica e guarita de segurança.

O total projetado de área construída para o Centro Municipal de Cultura chega a 4.000m². O secretário Thomás Lenz ressalta que a perspectiva é de um projeto que supra as necessidades culturais do município e região e alavanque o setor artístico por muitas décadas. Lenz enfatiza que a proposta é edificar todo o plano, desde o concurso para a escolha do projeto arquitetônico até a finalização da obra, através de valores com captação autorizada via Lei Rouanet.

Na última semana, Lenz detalhou ao prefeito Airton Artus os procedimentos adotados pela Secretaria em busca da concretização do projeto. Para o prefeito, Venâncio Aires necessita de um espaço digno ao desenvolvimento da cultura.

Ele elogiou o projeto e prometeu colaborar nas etapas de captação de recursos empresariais para tirar o sonho do papel. “Lembro quando estive no ministério com o então secretário Telmo Kist e olhamos alternativas para um Centro Cultural. Lamento naquela época não ter ido adiante”, revela.

SISTEMATIZAÇÃO –

O secretário acrescenta que o Centro Municipal de Cultura é um dos pilares para a organização sistemática e contínua do meio cultural de Venâncio Aires. Esta metodologia inclui o já reformulado CMPC, Conferência Municipal de Cultura, Colegiados Setoriais, Plano Municipal de Cultura, Planos Setoriais de Cultura, Lei do Fundo Municipal de Cultura, Sistema de Informações e Indicadores Culturais e Programa Municipal de Formação e Qualificação na área Cultural.

Todos itens culminando no Sistema Municipal de Cultura, que atende à exigência do Governo Federal e cujo projeto de lei que trata de sua aplicação no município será enviado em breve à Câmara de Vereadores.

Texto: Geferson Kern / Foto: Daiana Nervo/ AI PMVA

Janine Niedermeyer