Estudantes de Passo do Sobrado comemoram a fundação das cooperativas escolares

Olá Jornal
dezembro04/ 2017

Unidos para conquistar seus objetivos, os estudantes de Passo do Sobrado comemoraram nesta sexta-feira, 1º, a fundação das Cooperativas Escolares Sol do Amanhã, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Antônio de Borba Filho, da localidade de Taquari Mirim, e Feito à Mãos, da Emef José de Anchieta, de Potreiro Grande. As associações são um modelo de aprendizagem do espírito cooperativista, com foco na liderança e no protagonismo juvenil, que tem o incentivo da Sicredi Vale do Rio Pardo, por meio do Programa A União Faz a Vida (PUFV) que, em 2017, completou 10 anos no município.

O presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, falou sobre a missão da instituição financeira cooperativa em apoiar o desenvolvimento de pessoas. “Este momento é muito importante, pois nos faz reacender a esperança de um mundo melhor. Juntos nós podemos muito mais”, ressaltou. O prefeito de Passo do Sobrado, Hélio Olímpio de Queiroz, agradeceu a parceria e se mostrou contente com a conscientização dos alunos de que é preciso fazer as coisas de outra maneira. A secretária municipal de Educação, Liziane Madsen Etges, mencionou que, desde o início, esteve envolvida com o programa no município, percebendo a evolução que ele proporcionou.

Conforme a coordenadora do Programa A União Faz a Vida da Sicredi VRP, Fabiana Bartholomay, este foi um ano de muita dedicação e estudo para concretizar a fundação das cooperativas escolares. “Os valores de cooperação e cidadania foram desenvolvidos de maneira intensa pelos estudantes. Desta forma, ganham as escolas e a comunidade”, salientou. Nas ocasiões ainda estiveram presentes a diretoria, gerentes e conselheiros da cooperativa financeira; autoridades; representantes das cooperativas escolares Brotando da Terra, Semeando Sonhos e Verde Vale; direção e professores dos educandários; pais e comunidade.

SOL DO AMANHÃ

A Cooperativa Escolar Sol do Amanhã tem como objetos de aprendizagem a horta escolar e artesanato, com a confecção de pulseiras e capas de cadernos. “Tenho certeza que com o nosso grupo cooperando junto, nós vamos chegar muito longe”, destacou a estudante do 8º ano da Emef Franscico Antônio de Borba Filho, Samanta Port, que preside a cooperativa junto com a vice-presidente Heloíza Zinn Dettemborn. A vice-diretora do educandário e orientadora do grupo, Alésia Kroth, destacou que os alunos estiveram sempre comprometidos com a cooperativa e com a escola. “A nossa cooperativa será um orgulho para o programa e para Passo do Sobrado”, frisou.

FEITO À MÃOS

Os objetos de aprendizagem da Cooperativa Escolar Feito à Mãos são oficina teatral, horta escolar, biscuit e produção de pães, cucas e bolachas. “Este foi um ano de muito aprendizado, que a gente vai levar para a vida toda. Quero que a cooperativa cresça cada vez mais”, disse a estudante do 6º ano da Escola José de Anchieta, Gabrielly Luísa Preuss, que é presidente da Feito à Mãos e tem como vice Mirela Kauffmann. As professoras e orientadoras do grupo, France Severo Py e Tatiane Bittencourt, agradeceram ao Programa A União Faz a Vida e a todos que tornaram a fundação possível. “Desejamos uma evolução constante e, que, em 2018, possamos desenvolver nosso plano de ação, que inclui nossos outros objetos de aprendizagem”.

CRÉDITO: Four Comunicação 

Olá Jornal