Estado já registra 200 mm de chuva e volumes devem aumentar

Olá Jornal
maio03/ 2022

A chuva neste episódio de instabilidade que se iniciou no sábado e vai até quinta-feira já soma mais de 200 mm em alguns pontos. Os maiores volumes de chuva no período se concentraram até agora nos Campos de Cima da Serra, no Planalto Sul Catarinense e no Sul de Santa Catarina. Estas são justamente as áreas para onde os modelos numéricos de previsão do tempo indicavam os mais altos acumulados de precipitação e que devem aumentar muito mais com a instabilidade nestas áreas que vai aumentar hoje e amanhã, notadamente no extremo Nordeste gaúcho e no Sul e Leste de Santa Catarina, onde muitas cidades devem ter entre 100 mm e 300 mm durante 48 horas.

Conforme dados da estações de monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia, Centro Nacional de Previsão de Desastres e da Epagri-Ciram, a chuva acumulada até 6h da manhã desta terça-feira somou 230 mm em Vacaria, 153 mm em Lagoa Vermelha, 152 mm em Serafina Correa, 150 mm em Bom Jesus, 125 mm em Soledade, 115 mm em Passo Fundo, 114 mm em Cambará do Sul, 106 mm em Bento Gonçalves e 100 mm em São Francisco de Paula.

PRINCIPAIS PONTOS DE CHUVAS

No Rio Grande do Sul, chove especialmente hoje entre as áreas de Vacaria, Bom Jesus, Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Torres. No estado vizinho, no Sul de Santa Catarina tendem a se concentrar os mais altos acumulados de precipitação com marcas que apenas nesta terça devem superar os 100 mm em diversas cidades. A chuva será moderada a por vezes forte ainda em Florianópolis e região.

Com informações MetSul

Olá Jornal