Estado e Unisc assinam convênio para programa de melhoramento da qualidade da água

Olá Jornal
outubro01/ 2021

Na manhã desta sexta-feira, 1º, foi realizado evento solene para marcar a assinatura de convênio entre o Governo do Estado e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com o objetivo de melhorar a qualidade de água, captada em poços que excesso de flúor. O problema é verificado em diversos municípios, e atinge cerca de 11% do território gaúcha. A alta concentração do mineral afeta a saúde dos dentes e tem dificultado o acesso à água potável, especialmente em locais sem acesso às redes de abastecimento.

Por meio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP) e a Unisc, o “Projeto do Sistema Automatizado para Desfluoretação de Águas Subterrâneas” foi elaborado, para utilizar de filtros de baixo custo e pouca manutenção, que poderá melhorar a qualidade da água para consumo humano. A universidade tem avaliado ações deste tipo desde 1994, já que precisou implantam em larga escala sistema de filtragem extra, uma vez que o campus sede tinha poço com alta concentração de flúor. Com isso, estudos de equipamentos foram feitos e já são instalados em municípios.

Na oportunidade o secretário estadual da Sop, José Stédile abriu o encontro e destacou que a pasta estadual tem priorizado investimento no abastecimento. “Nossa gestão prioriza o acesso ao saneamento, abastecimento e qualidade da água. Já mapeamento no estado mais de quatro mil imóveis sem acesso a água, por isso buscamos parcerias para garantir o abastecimento dessas famílias,” destaca.

Os trabalhos do convênio foram liderados pelo secretário-adjunto da Sop, ex-prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB) que participou do ato de assinatura. “Junto com a universidade buscamos um caminho para esta demanda, que afeta muitos municípios. A Unisc é daqui, conhece a nossa realidade e desenvolve ações de forma conjunta com o poder público,” explica.

O professor Adilson Ben da Costa, coordena o programa e destacou que um primeiro equipamento para atender associações hídricas será instalado em até seis meses. “Este equipamento utiliza carvão ativado de osso e poderá realizar a filtragem de cinco mil litros de água por hora. Esta unidade avançada será modelo e queremos realizar a implantação em até seis meses,” explica.

A reitora da instituição Carmen Lúcia de Lima Helfer lembrou que a vocação da instituição é buscar soluções para demandas da comunidade. “A Unisc é uma instituição comunitária, pensa medias para melhorar a vida das pessoas da nossa sociedade. Este é um projeto que busca isso, melhorar o acesso a água.”

O projeto conta ainda com apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Os diretores da estatal também participaram do ato de assinatura do convênio.

Olá Jornal