Especialistas em saúde e ciência assinam carta para que OMS adote redução de danos do tabaco

Olá Jornal
outubro21/ 2021

Cem especialistas em ciência, política e prática da nicotina assinam uma carta para os Chefes da Delegação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) pedindo suporte para encorajar a Organização Mundial da Saúde (OMS) a apoiar e promover a inclusão da redução de danos do tabaco na CQCT.

Os especialistas lamentam a decisão da organização em deixar de fora da 9ª Conferência das Partes (COP9) da CQCT a discussão sobre medidas de redução de danos para fumantes. O evento ocorre de 08 a 13 de novembro, em Genebra, na Suíça, em formato virtual. Além disso, pedem com urgência a modernização em sua abordagem em relação a política de tabaco.

“Lamentavelmente, a OMS rejeitou o potencial de transformar o mercado de tabaco de produtos de alto risco para produtos de baixo risco. […] devemos também considerar o corpo substancial de evidências que temos e não permitir que um excesso de cautela ou incertezas residuais neguem aos fumantes as opções promissoras de abandonar os produtos com fumaça, que sabemos com certeza serem letais”, afirmam no documento.

O texto apresenta sete pontos sobre estratégias de saúde pública em relação ao tabagismo, e termina com a recomendação de tornar a redução de danos do tabaco um componente da estratégia global para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a saúde.

COP9

A carta lançada três semanas antes da COP9 convoca os 182 países membros da CQCT a cobrarem da OMS uma posição uma vez que o debate sobre o tema está adiado para a COP10, em 2023. O adiamento, de acordo com a organização, ocorre devido ao formato virtual do evento.

Foto: Janine Niedermeyer

Olá Jornal