Especialistas debatem redução de danos no tabagismo em evento internacional

Olá Jornal
novembro11/ 2020

A redução de danos no tabagismo está em pauta no II Seminário Internacional de Redução de Danos sobre o Tabagismo. O evento ocorre desde a terça-feira, 10, e encerra nesta quarta-feira, 11. O evento online gratuito, é direcionado para acadêmicos, pesquisadores, jornalistas, especialistas na área de redução de danos e todos que tenham interesse sobre o tema e ocorre das 19h às 21h30min.

Durante o seminário, são abordadas políticas públicas de controle ao tabagismo, legislação brasileira ao direito e conhecimento às alternativas de risco reduzido e novos produtos de tabaco sem combustão, voltados para diminuir danos à saúde do adulto fumante, sem exigir deles a abstinência. Profissionais que lidam diariamente com o tema trarão suas experiências e as alternativas disponíveis mundialmente para tratar os tabagistas, que também serão ouvidos e estarão presentes na discussão, abordando suas vivências e como têm buscado alternativas à combustão do cigarro.

O seminário conta com palestrantes nacionais e internacionais, entre eles, a psicóloga clínica e mestre em psicologia social, Mônica Gorgulho; o advogado e Secretário Executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Cristiano Avila Maronna; o presidente do Centro de Legislação, Política e Ética em Saúde e membro do Conselho de Liderança Global da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, David Sweanor; e o Ph.D em Harvard em ciência política que desempenha um papel de liderança nos esforços de reforma das políticas de drogas nos Estados Unidos e globalmente, Ethan Nadelman.

O evento é promovido pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), Faculdade São Leopoldo Mandic, Centro de Convivência É de Lei e o portal Vapor Aqui, com apoio da Philip Morris Brasil e da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil/SP.

Olá Jornal