Esgoto a céu aberto no presídio de Venâncio motiva moção de apelo

Guilherme Siebeneichler
janeiro24/ 2017

Os vereadores aprovaram o envio de moção de apelo para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) na busca por solução para a poluição gerada por vazamento de esgoto em Estância Nova, junto a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). A falta de capacidade para tratamento dos efluentes da unidade prisional causou impactos ambientais na localidade. O problema não é novo, desde o ano passado foram constatados falhas no tratamento sanitário, entretanto não há respostas para resolver a demanda.

A moção, de autoria do vereador Ezequiel Stahl (PTB), busca garantir apoio a demanda da comunidade junto as autoridades estaduais. “Sabe-se que uma sanga na localidade está totalmente poluída e é exatamente pela falta de tratamento de esgoto que o presídio de Canoas não é inaugurado. Precisamos nos unir nesta demanda e buscar uma solução,” argumenta.

GRUPO DE TRABALHO 

O vereador Adelânio Ruppenthal sugeriu a criação de um grupo de trabalho sobre o tema, com o envolvimento de representantes de outros segmentos do poder público e sociedade. “Vamos propor uma reunião entre MP, Justiça e Susepe para interditar a penitenciária. Não adianta ficar falando, que dificilmente irão cumprir um pedido nosso, é preciso envolver todos na busca por uma solução,” argumentou.

O documento assinado pelo parlamentares municipais também será enviado ao Ministério Público. Em junho do ano passado a juiz da Vara de Execuções Criminais, João Francisco Goulart Borges determinou a interdição do complexo prisional até que medidas de melhorias no tratamento de esgoto fossem realizadas pela Susepe. Até o momento não foram realizadas tais ações ambientais. O problema na rede coletora sanitária é verificado desde a inauguração da unidade em setembro de 2014.

Guilherme Siebeneichler