Escritores de renome internacional vão estar na 17ª Feira do Livro

Janine Niedermeyer
agosto20/ 2016

Um seleto time de autores brasileiros estará formando os dias de programação da 17ª Feira do Livro, de 1º a 4 de setembro, em Venâncio Aires. Já não bastasse o patrono desta edição, o gaúcho Tabajara Ruas, a organização confirmou no lançamento, a presença de dois escritores de renome internacional.

Através da agente de cultura e lazer do Sesc no município, Lisiane Camargo, foram oficializadas a presença de Marina Colasanti (no dia 1º) e Luiz Ruffato (dia 4). A escritora nasceu em Asmara, na Eritréia, viveu em Trípoli, percorreu a Itália em constantes mudanças e transferiu-se com a família para o Brasil em 1948. Já Ruffato, é um mineiro radicado em São Paulo desde 1990 e seus romances já foram editados para países como França, Finlândia, Itália e Macedônia.

Com 55 anos, Ruffato (foto abaixo) recebeu este ano um prêmio internacional na Alemanha e tem na lista de obras, títulos como “Domingos sem Deus”, “Eles eram muitos cavalos” e “Flores Artificiais”. Enquanto isso, Marina aos 78 anos já recebeu um prêmio Jabuti, com o livro “Passageira em trânsito” e ainda tem outras tantas publicações, como “Uma ideia toda azul”.

luiz-ruffato

LANÇAMENTO

Nesta solenidade que apresentou a programação completa da Feira do Livro, a noite foi contemplada pela apresentação da Orquestra de Câmara da Unisc, na Igreja Evangélica Luterana no centro da cidade.
Além dos já citados, as atrações literárias ainda vão ser agregadas pelos escritores Gustavo Finkler (dia 1º) e Chiquinho DiVilas (dia 2).

Atrações musicais e teatrais também estão na agenda, com animações da dupla Ana Letra e Capitão Escrita, o espetáculo “A Família Sujo”, Grupo Aquarela, o musical “Tãn Tangos” e o show da Orquestra de Venâncio Aires com a banda Maquinados, em tributo aos Beatles.

Os parceiros da Feira também realização atividades ao longo do evento, que será no Pavilhão São Sebastião Mártir. ONG Alphorria, Interact Club e Sinplast, ONG Planeta Vivo e Uninter estarão presentes.

Foto –  Teresa Cipriano/ Divulgação

Janine Niedermeyer