Escritor Oscar Bessi confirmado na 18ª Feira do Livro de Venâncio

Janine Niedermeyer
maio08/ 2017

Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, acontece a 18ª edição da Feira do Livro de Venâncio Aires, no Parque do Chimarrão. Para este ano, a programação contará com a presença do escritor Oscar Bessi. No dia 1º de setembro, nos turnos da manhã e da tarde, o público infanto-juvenil poderá participar de encontros com o autor.

Na mesma data, à noite, a “Oficina de Criação” será destinada ao público em geral e pessoas ligadas à literatura. Para esta atividade, as inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no Sesc Venâncio Aires (Av. Jacob Becker, 1676).

A Feira do Livro tem realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, Prefeitura de Venâncio, Unisc e Folha do Mate. Mais informações podem ser obtidas no Sesc local pelo telefone (51) 3741-5668, no site www.sesc-rs.com.br/venancio_aires e na página www.facebook.com/sescvenancioaires.

Natural de Porto Alegre, Oscar Bessi Filho reside atualmente no município de Montenegro. Bessi começou sua trajetória literária ainda na escola, quando histórias em quadrinhos ainda na primeira metade dos anos de 1980. É autor de diversos livros e cronista nos jornais Correio do Povo, Ibiá, Folha de São Borja e Correio Brigadiano.

Na segunda metade da mesma década, inspirado pelo rock brasileiro e pelos movimentos estudantis, ingressou na poesia e publicou panfletos poéticos de conteúdo social, intimista e de protesto que distribuía entre amigos e em bares nas cidades de São Leopoldo e Porto Alegre.

Em 28 de fevereiro de 1990, entrou para a Brigada Militar, onde atualmente ocupa o posto de Capitão e, após passagens profissionais por Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Estrela e Montenegro, hoje comanda a Companhia de Policiamento Ostensivo de São Sebastião do Caí.

Sua primeira poesia publicada em livro é de 1993, numa antologia poética que reuniu colegas de profissão. Em 1993, como Cadete PM, passa a editar o jornal “O Espadim”, na Academia de Oficiais da Brigada Militar.

Feira do Livro de Venâncio Aires – escritor Oscar Bessi
01º de setembro:
8h30 – Encontro com o escritor Oscar Bessi
14h – Encontro com o escritor Oscar Bessi
19h – Oficina de criação literária com o escritor Oscar Bessi

Foto: JP News/ Divulgação

Janine Niedermeyer